CRUB participa da cerimônia de entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto

Na tarde desta quarta-feira, 15 de outubro, em cerimônia realizada nas dependências do Clube Naval de Brasília, o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), participou da solenidade de entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, o premiado desta edição foi o Bioquímico Prof. Dr. Walter Colli que recebeu a maior honraria conferida a um cientista brasileiro. A grande área do conhecimento contemplada na edição 2014 do prêmio foi Ciências da Vida.

A solenidade foi aberta com a execução do Hino Nacional Brasileiro pela banda de música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília. Em seguida, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, deu as boas vindas aos convidados e registrou a presença de autoridades e agraciados.

 

“Foram visionários aqueles que, no final da década de 40, se uniram sob a liderança da Academia Brasileira de Ciências e, personificando essa liderança, o Almirante Álvaro Alberto, compreenderam que o país não poderia ser soberano e dar qualidade de vida aos seus cidadãos sem investir em ciência e tecnologia”, disse o presidente do CNPq.

 

“Desde então a Ciência tem tido um papel central no desenvolvimento do país e por isso reconhecer a trajetória dos cientistas brasileiros e celebrar a ciência é muito importante nos dias de hoje e estamos aqui para homenagear um dos grandes cientistas brasileiros, o professor Walter Colli”, completou Glaucius Oliva.

 

O diretor-presidente da Fundação Conrado Wessel (FCW), Américo Fialdini Júnior, lembrou a importância da Marinha do Brasil para o reconhecimento da ciência brasileira e felicitou Walter Colli, “um cientista corajoso, que sempre soube defender seus princípios e seus valores”. “Eu sempre quis vê-lo como contemplado por um de nossos prêmios, finalmente este dia chegou”, afirmou.

 

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina, afirmou que “o prêmio Almirante Álvaro Alberto e o professor Walter Colli simbolizam a grandeza e o avanço da ciência brasileira”. “A homenagem ocorre no momento em que se torna cada vez mais claro a consciência de que educação, ciência e tecnologia são os instrumentos centrais para o desenvolvimento brasileiro”, concluiu o ministro Campolina.

 

O comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, enfatizou a importância do Almirante Álvaro Alberto para o desenvolvimento da ciência brasileira e o sucesso da parceria na execução de mais uma edição do Prêmio. “O Almirante Álvaro Alberto se destacou na Marinha desde quando estava na Escola Naval. Respeitando no meio acadêmico, Álvaro Alberto sempre defendeu que o desenvolvimento científico e tecnológico está intimamente ligado à prosperidade do país.”, ressaltou.

 

Antes da aula magna do agraciado, o presidente do CNPq retornou ao palco e fez uma homenagem especial ao Professor Walter Colli, relatando e exibindo imagens de sua carreira e contribuições para a ciência.

 

Após receber o prêmio, Walter Colli se disse emocionado e agradecido pelo reconhecimento público. “Fico muito feliz de ter o trabalho de toda uma vida reconhecido. Agradeço a todos, sobretudo ao patrono deste prêmio, o Almirante Alvaro Alberto, que fez muitas coisas pela ciência brasileira”.

 

Laureado – O professor Walter Colli é graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1962) e doutor em Bioquímica pela Faculdade de Medicina (1966). Realizou estágio de pós-doutoramento no The Public Health Research Institute of the City of New York (1966-1969), onde foi o primeiro a isolar os genes de RNA ribossômico em bactérias, estabelecendo suas relações topológicas no cromossomo.

Publicou 120 trabalhos na literatura especializada e 22 capítulos de livros, co-dirigindo um laboratório que é responsável pela orientação e formação de numerosos bolsistas de iniciação científica, mestres, doutores e pós-doutores. De 1975 a 2000, o professor Walter Colli manteve estreita colaboração com grupos de pesquisa argentinos, tendo recebido vários pós-doutores da Argentina em seu laboratório. Ensinou Bioquímica e Biologia Molecular, durante 50 anos, para estudantes de graduação e pós-graduação.

 

Durante a cerimônia, foi concedido, ainda, o título de Pesquisador Emérito do CNPq aos cientistas Boris Fausto, Leopoldo de Meis, Martin Schmal e Caspar Erich Stemmer (“in memoriam”).  A homenagem é concedida em forma de diploma como reconhecimento pelo conjunto da obra científico-tecnológica e contribuições para sua área de formação. Em nome dos novos pesquisadores eméritos, Martin Schmal se disse surpreso e lisonjeado com o título: “é uma grande honra sempre ter sido apoiado pelo CNPq, pois a ciência no Brasil vem evoluindo muito graças ao apoio de instituições como o CNPq e a Capes”.

 

A composição da mesa da solenidade contou, ainda, com as ilustres presenças da Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, e do Presidente da Academia Brasileira de Ciência, Jacob Palis.
Conferido anualmente, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia é atribuído ao pesquisador que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso da sua área. É uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Marinha do Brasil e a Fundação Conrado Wessel (FCW). A grande área do conhecimento contemplada nesta edição foi Ciências Exatas, da Terra e Engenharias.

 

 

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010