CRUB participa da divulgação do resultado do Enade 2022

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), participou nesta terça-feira, 31, da divulgação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022, em Brasília. O evento foi promovido pelo Ministério da Educação em colaboração com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep).

Pela manhã, participaram da coletiva de imprensa o Ministro da Educação, Camilo Santana, o Presidente do Inep, Manuel Palácios, e o Presidente do CNE, Conselheiro Luiz Roberto Liza Curi. O CRUB foi representado pela Secretária Executiva Adjunta Salette Marinho.

Na solene ocasião, o Diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Ulysses Tavares, apresentou os dados relativos ao Enade 2022. Esta edição contemplou cursos associados ao Ano III do ciclo avaliativo do exame: bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

Destaques

Um tema predominante nos debates foi a necessidade de repensar o formato do Enade, em função das críticas sobre a extensão da prova, considerada “longa” e “exaustiva”, resultando em altas taxas de abstenção nas respostas discursivas. Durante o evento, diversos palestrantes enfatizaram a importância de tornar o exame mais acessível e atrativo para os estudantes.

Além disso, houve ênfase na proposta de vincular a nota do Enade ao histórico acadêmico do aluno, com o intuito de engajar os estudantes no compromisso com a realização do exame. De acordo com os especialistas, essa medida tem o potencial de motivar os alunos a se prepararem e participarem ativamente da prova, contribuindo para a melhoria da qualidade da avaliação.

Outro ponto de discussão foi a demora na divulgação das notas do Enade, atualmente disponibilizadas após um ano da realização do exame. Os participantes do seminário argumentaram que a demora prejudica a utilidade do exame como ferramenta para aprimorar a qualidade do ensino superior e sugeriram uma revisão desse processo.

A ausência do Enade em 2020, devido à pandemia da COVID-19, e sua prorrogação para 2021 também foram temas discutidos. Muitos participantes enfatizaram a importância de manter o Enade como um exame contínuo a cada ano, a fim de garantir a consistência das avaliações. O evento destacou também a necessidade contínua de aprimorar o Enade e de considerar as recomendações apresentadas para fortalecer o sistema de avaliação do ensino superior no Brasil.

Novidades

Durante a coletiva, o Ministro Camilo Santana afirmou que as licenciaturas terão avaliação anual no Enade e anunciou a criação de uma agência regulatória para o ensino superior. O Diretor Ulysses Tavares informou que, a partir de 2024, os estágios supervisionados dos cursos de licenciatura serão avaliados pelo Enade, por meio de aplicação de questionário.