CRUB participa de agenda do MEC que trata da Formação de professores no Brasil

Representado pela Reitora Beatriz Eckert Hoff, Presidente do CRUB, o Conselho participou ontem (28), de cerimônia do Ministério da Educação (MEC), que tratou da pauta Formação de professores no Brasil: demanda, eficiência e qualidade.

Durante o evento, o MEC o balanço da qualidade dos cursos de graduação do país em 2021. Entre as graduações avaliadas estão os cursos de licenciatura, que formarão os futuros professores de escolas públicas, privadas e comunitárias.

No total, foram avaliados 7.512 cursos: sendo 4.750 de licenciatura, 2.020 de bacharelado e 742 tecnológicos. De acordo com o MEC, 605 cursos tem qualidade considerada insatisfatória, o equivalente a 8% do total de graduações analisadas. No outro extremo, 221 cursos (5,2%) tiraram a nota máxima na avaliação. Para chegar a essas conclusões, a pasta levou em conta o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC).

Durante o evento, o Ministro da Educação, Camilo Santana, assinou uma portaria que estabelece um grupo de trabalho para discutir melhorias para os cursos de licenciatura. O GT terá 60 dias para elaborar um estudo.