CRUB participa de Audiências Públicas dos cursos de medicinas

Audiência CNE – Sobre a análise e revisão das diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina

 

A secretária executiva do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Fernanda Póvoa, participou na tarde desta quarta-feira (26), da audiência pública sobre a análise e revisão das diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina, promovida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

 

Na ocasião foi realizada uma mesa redonda, com a presença de representantes de entidades ligadas à formação médica e estudantes de medicina, que tiveram a oportunidade de apreciar e manifestar sobre a proposta elaborada pela comissão do CNE.

 

Essa revisão das atuais diretrizes curriculares deu-se devido às orientações da Lei nº 12.871/2013, que instituiu o Programa Mais Médicos, que tem como finalidade formar recursos humanos na área médica para o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Com essa audiência pública os conselheiros da Câmara de Educação Superior do CNE pretendem finalizar o texto antes da votação definitiva pelo colegiado, prevista para 12 de março.

 

Para o conselheiro e relator da proposta Arthur Roquete de Macedo, as novas diretrizes são fruto do esforço coletivo dos membros da comissão, “as novas DCNs contribuirão para o crescimento do curso de medicina, além de promover o avanço dos profissionais da área de saúde”, enfatizou o conselheiro Roquete.

 

Para o secretário de Educação Superior e presidente da Comissão Nacional de Residência Médica, Paulo Speller, o fato de os estudantes terem de permanecer mais tempo atendendo pelo SUS forçará o sistema a se preparar para receber os alunos e profissionais. “Será necessária a infraestrutura adequada para o cenário de prática. Só podemos expandir as vagas nos novos cursos se tivermos como base uma infraestrutura adequada”, disse.

 

Segundo Speller atualmente, o Brasil tem uma média de 1,8 médicos por mil habitantes. Com o Mais Médicos, o objetivo é chegar a 2,7 médicos por mil habitantes em 2026, além da distribuição desses profissionais por áreas com déficit de médicos.

 

Veja na integra aqui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina

 

Conheça a Lei nº 12.871/2013 – Mais Médicos

 

 

Audiência SERES – Sobre o Edital de chamamento público das Instituições de ensino superior privadas para autorização de funcionamento de curso de medicina

 

Na tarde do dia 27, a secretária executiva do CRUB, Fernanda Póvoa, esteve presente no Ministério da Educação para participar de audiência Pública que esclareceu os procedimentos para autorização do funcionamento de curso de Medicina das instituições de educação superiores privadas.

 

Na ocasião o Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Jorge Rodrigo Araújo Messias, deu as boas vindas aos presentes e ressaltou a importância da audiência. “Queremos ouvir quais as necessidades da sociedade, desejamos um modelo robusto da educação, buscamos sempre a melhor formação”, disse Messias.

 

A audiência Pública foi aberta a todos os interessados no assunto que tiveram a oportunidade de manifestar suas opiniões e dúvidas sobre os procedimentos para autorização de funcionamento de cursos de medicina. A mesa da Audiência foi presidida pela Diretora de Regulação da Educação Superior, Maria Rosa Guimarães Loula.

 

Confira aqui a apresentação da Diretora, Maria Rosa Guimarães Loula.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do CNE e da Agência Brasil

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010