CRUB participa de encontro anual da FAUBAI

Cerca de 600 participantes, do Brasil e do Exterior, dentre eles ministros, reitores, gestores de instituições de Ensino Superior, pesquisadores, especialistas em educação, membros e representantes de organizações governamentais e docentes, participaram entre os dias 27 e 29 de abril, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, da 27ª Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai).

Com o tema central “Criando parcerias sustentáveis por meio da internacionalização justa e equilibrada”, a Conferência da Faubai contou com sessões, workshops, e várias oportunidades de networking, os participantes do evento foram recepcionados pela reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, e pelo presidente da Faubai, José Celso Freire Júnior.

 

Para a reitora Maria Lúcia, a realização da Conferência da Faubai em Mato Grosso expressa o grande esforço da instituição na internacionalização, considerada um elemento importante e eixo estruturante no desenvolvimento das instituições de ensino superior. Essa é uma grande oportunidade de aprofundar as relações institucionais, mobilidade de estudantes, pesquisadores e docentes, e de cooperação voltada para os grandes temas de interesse das Nações. Por meio da mobilidade internacional, os acadêmicos têm a oportunidade de conviver com diferentes culturas e de ampliar as experiências de vida, observou.

 

Segundo o presidente da Faubai, José Celso, o objetivo do evento foi aprofundar a discussão sobre formas de se garantir cooperações mais equilibradas entre países e instituições na área de Educação Superior, valorizando e promovendo parcerias estratégicas.

 

O CRUB participou de uma sessão conjunta com a FAUBAI, que na ocasião foi apresentado o papel do Conselho de Reitores frente aos desafios da internacionalização da Educação Superior no Brasil, nessa sessão foram debatidos as diretrizes da Comissão de Internacionalização do CRUB, e os pontos de vista das universidades públicas e privadas. O reitor da Universidade Estácio de Sá, Ronaldo Mota e a secretária executiva do Conselho, Fernanda Póvoa e a Profª Angela Paiva da PUC-Rio representaram o CRUB neste ato.

 

A Comissão de Internacionalização do CRUB é composta pela secretária executiva do Conselho, Fernanda Póvoa, pelo presidente da Faubai, José Celso (UNESP), e pelos assessores Profª Cláudia Fortes (UPM), Prof. José Alberto Antunes de Miranda (UnilaSalle-Canoas), Profª. Luciane Stallivieri (UFSC) , e Prof. Leandro Tessler (UNICAMP).

 

A Conferência Anual Faubai 2015 foi um momento privilegiado para o desenvolvimento de parcerias estratégicas e de discussão sobre a agenda mundial de internacionalização da Educação Superior com alguns dos principais protagonistas da educação internacional do mundo.

 

A Faubai tem como objetivo promover a melhoria dos programas de intercâmbio e cooperação internacional como um meio para melhorar o ensino, pesquisa, extensão e administração de instituições filiadas, visando estimular a melhoria contínua da gestão do intercâmbio e da cooperação internacional.

 

Durante os cinco dias, a Conferência contou com 6 workshops; 6 conferências plenárias; mais de 40 sessões paralelas com um total de 114 apresentações; 80 mesas de matchmaking (para rodadas de encontros entre representantes brasileiros e estrangeiros); e 11 estandes de patrocinadores e apoiadores expositores.

 

Com informações da Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010