CRUB participa de painel na ABMES

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), participou nesta terça-feira (05) na Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) de um Painel sobre Educação Superior Brasileira: Retrospectiva 2017 e Expectativas para 2018.

O evento teve o objetivo de traçar um panorama dos acontecimentos mais relevantes deste ano e analisar a importante contribuição do setor para o desenvolvimento do país, além de refletir sobre as principais demandas, desafios e perspectivas para 2018.

O encontro reuniu o membro honorário do CRUB, Prof. Júlio Cesar da Silva; o presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), João Otávio Bastos Junqueira; o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz; e Prof. Ronaldo Mota, membro do Colegiado da Presidência da ABMES e chanceler do Grupo Estácio.

Para o representante do CRUB, Prof. Julio Cesar da Silva, as IES devem se ajudar mutuamente em busca do crescimento coletivo no próximo ano. “Sobre as expectativas para 2018, com relação à economia, me parece muito importante trabalharmos em rede, em cooperação. Quanto melhor nos integrarmos, melhor teremos condições de enfrentar essa situação”, ponderou o membro honorário do Conselho de Reitores.

Outro ponto que precisa ser trabalhado pelas instituições no próximo ano diz respeito ao preconceito/corporativismo com relação à educação a distância. Para os especialistas presentes no painel, o novo marco regulatório abriu uma grande perspectiva para atender o país em todas as suas dimensões, mas também trouxe desafios. “Vamos ver até que ponto a expansão do ensino pela EAD vai ser positivo e onde teremos que fazer correções”, avaliou o representante do CRUB.

Para o presidente da ABRUC, João Otávio Bastos Junqueira, em 2018, o Brasil vai precisar escolher onde alocar seus recursos da educação. “É preciso encarar que mais de 65% dos alunos que estudam gratuitamente têm uma média de renda familiar muito superior à dos que pagam para estudar em instituições particulares”. Para ele, a solução passa pela adoção de iniciativas como parcerias público-privadas entre o governo e a as instituições particulares, em ações que vão além do Fies e do ProUni.

Em sua fala, o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz relembrou e analisou as ações desenvolvidas ao longo de 2017, ressaltando a atuação nas esferas do executivo e do legislativo e a comemoração pelos 35 anos da ABMES. O diretor presidente da ABMES apontou as manifestações e ações da Associação em pautas centrais para o setor da educação superior particular.

Mudança de era

Ao exercer o seu papel de debatedor, o chanceler do Grupo Estácio, Prof. Ronaldo Mota provocou convidados e plateia com relação às mudanças de paradigmas educacionais necessárias para que as instituições se adequem à nova era vivenciada pela humanidade. “De alguma forma, estamos em um ponto de ruptura. É um momento muito especial que certamente deixará marcas”.

Para Mota, estamos saindo do processo cognitivo analógico e caminhando para o metacognitivo digital. Isso significa não só a transição de um conteúdo disciplinar para o conteúdo inter, multi e transdisciplinar, mas alterações em outros aspectos ainda mais profundos, como o estímulo ao trabalho em equipe, à educação centrada no educando e não no professor, e a substituição do respeito, da tradição e do conceito rígido pela adaptação, tolerância e empatia.

A arte da educação

Ao final do painel, Ronaldo Mota lançou seu mais recente livro A Arte da Educação. A publicação trata da relevância de se entender o ofício de educar como arte e é composta por um conjunto de artigos, alguns inéditos e outros já publicados em espaços como o ABMES Blog.

Na ocasião, também foi lançado o aplicativo para celular Ronaldo Mota Online. Com ele, é possível acessar gratuitamente a versão completa da obra no formato e-book. Nele, estão disponíveis diversas ferramentas interativas de leitura, como anotações, favoritos, sumário, ferramentas de busca, atalhos para páginas e um menu ajuda.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ABMES

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010