CRUB participa de Sessão Solene em homenagem ao Padre José de Anchieta

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) participou na manhã desta quarta-feira (21), no Plenário do Senado Federal, da Sessão Solene do Congresso Nacional destinada a homenagear o Padre José de Anchieta, canonizado no último dia 3 de abril.

 

A sessão solene foi presidida pelo Deputado Federal Gabriel Chalita (PMDB/SP), e contou com a participação dos Deputados José Linhares (PP/CE) e Lelo Coimbra (PMDB/ES), do Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, do Cardeal e Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, do Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Leonardo Ulrich Steiner e do Provincial do Brasil da Companhia de Jesus, Pe. Afonso Carlos Palácio Larrauri.

 

Em seu discurso em homenagem ao Padre Anchieta, o Deputado Gabriel Chalita, frisou que São José de Anchieta nos convida e inspira a agir, “O educador Anchieta agiu. Uniu-se aos indígenas. Fez-se um deles, aplicando os ensinamentos de São Paulo. Que ele nos inspire a agir. A não cansarmos de fazer o bem. A não desistirmos do ser humano. Mesmo quando seres humanos desistem de nós. É assim que é. Dual,” disse Chalita.

 

Sobre José de Anchieta

 

José de Anchieta é o terceiro brasileiro a ser canonizado, depois de Madre Paulina e de Frei Galvão. Espanhol de origem, chegou ao Brasil aos 19 anos e desenvolveu longo trabalho de catequese na Bahia, no Espírito Santo e em São Paulo, com especial atenção aos povos indígenas.

Conhecido como “o apóstolo do Brasil”, Anchieta foi o primeiro dramaturgo, gramático e poeta do país, sendo considerado o pai da literatura brasileira. Foi canonizado pelo papa Francisco no dia 3 de abril deste ano.

 

Com informações da Agência Senado

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010