CRUB presente no 6º Fórum de Reitores da Região Norte

Reitores e representantes de oito universidades do Norte do país reuniram-se no último dia 25 de agosto, no recém-inaugurado Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac) para realização do 6º Fórum de Reitores das Instituições Federais de Ensino Superior da Região Norte.

Entre os temas discutidos, estiveram o marco legal do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento da Amazônia, os desafios da fixação de doutores na região, especialmente em áreas mais distantes das capitais, e a interiorização das universidades através da chamada multicampia, a fundação de campus além da sede.

“Estamos passando por um momento delicado na política e na economia, o que traz consequências diretas às universidades federais. Precisamos estar organizados e preparados para defender o ensino público na nossa região”, destacou a vice-reitora da Ufac e presidente da Comissão Local do 6º fórum, Guida Aquino. “Estamos no interior da Amazônia. Por isso, formar e manter pesquisadores aqui é fundamental para o desenvolvimento da região.” Atualmente, a Ufac oferta seis programas de doutorado próprios.

Na abertura do fórum, o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, ressaltou a importância da reunião para definição dos rumos da educação superior na região. “Aqui, teremos condições de, coletivamente, discutir métodos para diminuir as assimetrias regionais observadas hoje”, disse. “Precisamos encontrar meios de produzir conhecimento em forma de resposta aos problemas da nossa sociedade. Os desafios são enormes, mas é preciso seguir adiante.”

Para a presidente do Fórum de Reitores da Região Norte, reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Eliane Superti, as universidades estão passando por um momento instável. “Não sabemos exatamente quais os reflexos da crise política e econômica pela qual o país passa, mas já sentimos algumas consequências, especialmente no que diz respeito ao contingenciamento de recursos, o que, evidentemente, impacta em projetos já em andamento, como o de multicampia, por exemplo”, lembrou.

Além da participação dos reitores das universidades federais do Norte, o fórum contou com representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior do Ministério da Educação e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), que na ocasião foi representado pela sua secretária executiva, Fernanda Póvoa.

UFAC INAUGURA CENTRO DE CONVENÇÕES 

centro de convencao UFAC (1) Foto Glauco Capper_UFAC

O CRUB esteve presente também na inauguração do Centro de Convenções da Ufac, construído próximo ao Teatro Universitário, o espaço representa um novo ambiente para realização de eventos no Estado. O prédio possui dois pavimentos, onde estão distribuídas seis salas de auditório com capacidade para 90 pessoas cada, salas de apoio, recepção, banheiros e estacionamento.  Uma área coberta de 2.400 metros quadrados foi reservada para realização de feiras e exposições.

Para o reitor da Ufac e vice-presidente do CRUB, Minoru Kinpara, a inauguração significa uma conquista que atende a universidade e também o público externo. A partir de agora, o espaço, juntamente com o anfiteatro Garibaldi Brasil e o Teatro Universitário, passa a sediar seminários, fóruns, reuniões, colóquios, atividades artístico-culturais etc. “A inauguração de mais este espaço contribui com a consolidação do Estado na rota de realizações de grandes eventos nacionais, a exemplo do que foi a 66ª SBPC, realizada em 2014”, destacou o reitor.

centro de convencao UFAC (2) Foto Glauco Capper_UFAC

Com informações da Comunicação da Ufac

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010