CRUB participa do Diálogo de Alto Nível Brasil-França

Nesta quinta-feira (12), foram firmados diversos acordos na área de educação entre Brasil e França. O Presidente francês, François Hollande e o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participaram do Diálogo de alto Nível Brasil-França em Educação, com o objetivo de realizar um balanço da tradicional cooperação educacional entre os dois países, além de formalizar importantes parcerias educacionais.

 

Uma delas se refere ao envio de 500 estudantes brasileiros para a França no Programa Ciência Sem Fronteiras. Entre as ações nesse sentido, está a criação do curso online Français Sans Frontières, para bolsistas com destino à França. Para ampliar a oferta presencial, a intenção é trazer mais de 20 professores franceses para dar aulas do idioma nas universidades federais, que ainda não têm oferta do francês.

 

O presidente Hollande afirmou que o país está pronto para receber 10 mil bolsistas brasileiros. “Os acordos prevêem ainda parcerias do Francês sem Fronteiras, aprendizagens do idioma no Brasil e a acolhida de estudantes bolsistas em ciclo de mestrado profissional”, destacou.

 

Na cerimônia, quatro estudantes bolsistas fizeram depoimentos sobre suas experiências. A engenheira química, Renata de Sousa, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cursou o segundo e o terceiro ano de graduação na Escola Nacional Superior de Química de Paris, com bolsa Capes/Brafitec. “Essa oportunidade me abriu várias portas. O tempo na França foi fundamental para o meu atual emprego”, observou Renata.

 

O balanço da parceria com a França é extraordinário. A cooperação na área de educação é extraordinária, ressaltou o Ministro da Educação, Aloísio Mercadante. “Temos muita tradição nessa relação, que hoje estamos ampliando”, afirmou.

 

Fonte: www.se.df.gov.br