CRUB participa do lançamento da Campanha Nacional Justiça pela Paz em Casa

_DSC7384

Nesta segunda-feira (03), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) abriu a Campanha Nacional Justiça pela Paz em Casa. A cerimônia aconteceu no auditório Sepúlveda Pertence, térreo do Fórum de Brasília, e contou com a presença da ministra Cármen Lúcia do Supremo Tribunal Federal (STF), mentora e idealizadora da campanha de âmbito nacional, bem como com a participação do reitor Wolmir Amado, Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), e demais autoridades do poder judiciário.

“O que nós estamos trabalhando, desde o final do ano passado, é no sentido de unificar esforços para começarmos a discutir e tornar eficazes a Constituição e as leis, com o objetivo de promover a paz em casa”, destacou a ministra Cármen Lúcia durante sua palestra.

Além de palestra proferida pela Ministra, na parte da tarde foi realizada a assinatura do Protocolo de Compromisso entre o CRUB, entidades representativas dos segmentos e a vice-presidente do STF. Na ocasião, foi ainda entregue pelo CRUB um documento preliminar com as ações que vem sendo desenvolvidas pelas Instituições associadas ao Conselho de Reitores no tocante ao combate à violência doméstica e busca da paz social (confira o documento aqui). O objetivo é levar a campanha Justiça pela Paz em Casa para diferentes espaços na luta contra a violência doméstica. Ademais dos Tribunais de Justiça de todo o país, a campanha deverá, a partir da parceria com o Conselho de Reitores, contar com o apoio de instituições de ensino superior em todas as regiões do Brasil.

_DSC7626

Nessa semana de 3 a 7 de agosto também será realizado um esforço conjunto para o julgamento de processos relativos à violência contra a mulher, e, não por coincidência, comemora-se o sancionamento da  Lei Maria da Penha, marco no combate à violência doméstica contra a mulher no Brasil, que completará nove anos de existência, no dia 7/8. Ainda na semana serão promovidas várias ações para fomentar a paz social, começando pela pacificação nos lares, com o apoio das Universidades brasileiras.

Clique aqui e saiba como sua Instituição de Ensino pode contribuir para essa causa.

Participantes e signatários do Protocolo de Compromisso:

  • Coordenadora da Campanha Justiça pela Paz em Casa – Cármem Lúcia Antunes Rocha – Ministra do Supremo Tribunal Federal
  • Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) – Reitor Wolmir Therezio Amado (Presidente)
  • Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) – Reitor Sebastião Lázaro Pereira (Representante da ABRUEM)
  • Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC) – Reitor João Otávio Bastos Junqueira (Representante da ABRUC)
  • Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) – Dr. Altamiro Galindo (Presidente)
  • Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) – Reitor Irmão Paulo Fossati (Presidente)
  • Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE) – Prof. Afrânio Gonçalves Castro (Secretário Executivo)
  • Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) – Gustavo Balduíno (Secretário Executivo)
  • Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP) – Profa. Amábile Pácios (Presidente)

 

Com informações da assessoria de imprensa do TJDF e da PUC Goiás