CRUB participa do V Encontro Internacional de Reitores da Universia, na Espanha

A Presidente do CRUB, Reitora Beatriz Eckert Hoff (UDF), está participando do V Encontro Internacional de Reitores Universia. O Encontro acontece em Valência, na Espanha, com o tema “Universidade e Sociedade”.

Da esquerda para direita: Efrem de Aguiar Maranhão, ex-Presidente do CRUB (1995), Reitora Gisélle Lins Maranhão (Universidade Nilton Lins), Reitora Beatriz Eckert Hoff (CRUB/UDF), e Reitor Getúlio Américo Moreira Lopes (UNICEUB).

O evento dá sequência aos encontros anteriores, realizados em Sevilha (Espanha), em 2005, Guadalajara (México), em 2010, Rio de Janeiro (Brasil), em 2014, e Salamanca (Espanha), em 2018. Mais de 700 líderes universitários de 14 países estão participando do evento e o Brasil tem a maior delegação, com a presença de cerca de 100 reitores e líderes de empresas de educação.

O Encontro tem como foco o papel da universidade como força motriz para um desenvolvimento socioeconômico mais sustentável, e conta com debates em torno de três eixos principais: aprendizagem ao longo da vida ou aprendizagem contínua; promoção do empreendedorismo e da inovação; redes e interconexão entre as universidades.

A abertura, realizada em 08 de maio, contou com a participação do Presidente da Espanha, Pedro Sánchez, que em sua fala destacou a importância na união de toda sociedade em torno de uma educação de excelência, que realmente impacte a sociedade.

Durante a abertura, a Presidente do Banco Santander e da Universia, Ana Botín, anunciou que o Banco Santander investirá 400 milhões de euros a mais no fomento da educação, da empregabilidade e do empreendedorismo no período de 2023 a 2026.

Ao final do V Encontro Internacional de Reitores Universia,  foi publicada a Declaração de Valência, que reúne os compromissos de contribuir para um desenvolvimento social e econômico mais sustentável através da formação, pesquisa e inovação.