CRUB participa do XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), por meio de sua conselheira reitora Ana Célia Bahia da Universidade da Amazônia (UNAMA), participou no último dia 23, da abertura do XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. Com o tema “Fronteiras do empreendedorismo inovador: novas conexões para resultados”, o evento reúne diversas atividades para promover o intercâmbio de informações entre agentes do movimento das 27 unidades federativas e de 14 países, durante uma semana em Belém.

 

O diretor-presidente do PCT Guamá e anfitrião do evento, Antônio Abelém, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância, para Belém, de receber o Seminário. “Este é um momento histórico para nosso estado, para a Região Norte e para o movimento do empreendedorismo inovador. Agradecemos à Anprotec e ao Sebrae por essa oportunidade”, disse.

 

O vice-presidente da Anprotec, Jorge Audy, que também é presidente da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (International Association of Science Parks and Areas of Innovation – IASP) para a América Latina, falou sobre a importância da conexão com redes internacionais de promoção do empreendedorismo inovador, como a IASP. “Nosso país conquistou grande inserção no cenário internacional de parques tecnológicos e áreas de inovação e é preciso que estejamos engajados em redes globais que representem o movimento”, afirmou.

 

A presidente da Anprotec, Francilene Garcia, ressaltou as conquistas das últimas três décadas e o papel da Associação na liderança do movimento. “A Anprotec se antecipa em relação a algumas fronteiras do movimento. É o caso da formação educacional de gestores de ambientes de inovação, com o recente lançamento de uma nova matriz educacional pela Anprotec e pelo Sebrae e a busca por parcerias internacionais, com projetos como o B.BICE+, junto à União Europeia”, apontou.

 

O diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, destacou a importância da parceria da instituição com a Anprotec para a promoção do empreendedorismo inovador no país. “Inovação é um tema cada vez mais relevante para o Sebrae. Buscamos a inovação orientada a resultados e o tema do Seminário deste ano simboliza o estágio em que estamos neste momento”, disse.

 

Com a geração de valor baseada no conhecimento, o empreendedorismo inovador se posiciona como um importante agente no desenvolvimento sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades. “O MCTI tem um grande programa voltado para incubadoras de empresas e os parques tecnológicos. Temos que transformar o que já temos em riqueza”, assinalou o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Alvaro Toubes Prata.

 

A parceria firmada pela Anprotec junto à União Europeia por meio do B.BICE+ foi destacada como um importante passo na cooperação na área de Ciência, Tecnologia e Inovação entre o Brasil e os países membros da UE.  “A Anprotec é uma referência na promoção da inovação no Brasil. O fato de discutirmos isso aqui nos dá força para criar linhas de cooperação com o Brasil”, destacou a Embaixadora da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias.

 

O Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará, Claudio Cavalcanti Ribeiro encerrou a cerimônia de abertura do Seminário falando sobre as dificuldades enfrentadas regionalmente. “Estamos convencidos de que a forma de sair dessa condição é ir em direção a uma economia baseada no conhecimento”, afirmou.

 

Confira a cobertura completa do evento acessando aqui.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação da Anprotec

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010