CRUB presente na 32ª assembleia da ABRUC

O reitor Wolmir Therezio Amado (PUC Goiás), conselheiro do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), representou o Colegiado na 32ª assembleia da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), nesta quinta-feira, (16), em Brasília.

Cerca de cinquenta reitores das comunitárias estiveram reunidos o dia todo no campus Asa Norte da Universidade Católica de Brasília (UCB) para debater sobre o tema “Comunitárias: revisando, e (re)lançando sua trajetória na Educação Superior”.

Em sua fala na abertura do evento o presidente da ABRUC, padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira, afirmou que “a associação compreende 25% das matrículas universitárias do Brasil”. Nesse sentido, segundo ele, alcançar as metas do PNE para garantir a inclusão de cada vez mais jovens brasileiros na educação superior é algo que “implica e instiga” as 66 instituições representadas pela entidade, regidas pela lei 12.881 de 2013.

“Se o nosso ponto de partida é a lei das comunitárias, o nosso horizonte próximo é o Plano Nacional de Educação, que nós sabemos que é tão estimulante como audacioso. O alcance das metas do PNE requer a cooperação de todos os segmentos: público-estatal, privado-particular e o nosso segmento, comunitário”, frisou o padre, que também é reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

O Ministro da Educação, Mendonça Filho disse que, como tem feito em sua agenda cotidiana, continuará aberto ao diálogo com todos os setores para o aprimoramento das diversas políticas que perpassam a educação superior. “Quero reiterar àqueles que fazem a representação das universidades comunitárias no Brasil que nós estaremos aqui lado a lado, irmanados, num mesmo propósito, que é a educação de qualidade.”

Estiveram ainda na mesa de abertura do evento o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone; o presidente do Conselho Nacional de Educação, reitor Gilberto Gonçalves Garcia; a presidente do Instituto nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Maria Inês Fini.

A secretária executiva do CRUB, Fernanda Póvoa também prestigiou a abertura da assembleia da Associação.

Com informações da ASCOM do MEC

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010