CRUB presente na 9° edição do FinancIES

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) participou entre os dias 20 e 22 de outubro, do 9° Fórum dos Executivos Financeiros para as Instituições de Ensino Privadas do Brasil (FinancIES). O fórum tem o objetivo de discutir as variáveis que compõem a infraestrutura educacional e as inovações acadêmicas necessárias para garantir o crescimento sustentável.

O evento ocorreu em Sergipe, no campus Aracaju Farolândia da Universidade Tiradentes (Unit), e em sua 9° edição, o FinancIES se consolida no cenário nacional como importante fonte para troca de experiências, interação com profissionais de renome e exposição de ideias, cases e estratégias de sucesso na área educacional. Mais de 150 gestores de 19 estados brasileiros estiveram no evento.

“A importância da infraestrutura, um dos nossos temas, é básica no ambiente formador da personalidade dos nossos alunos. Um ambiente que deve ser atrativo não apenas como um local de reunião dos alunos, livros e professores, mas um local de interação com o mundo e outras pessoas, que atenda as necessidades sociais e que estimule o aprendizado. Combinando isso com inovação que está além do ato de inovar, ou seja, modificar antigos costumes, legislações e processos, com foco na adaptação para que os profissionais possam continuar relevantes dentro do mercado de trabalho”, declara o presidente do Fórum e membro do Conselho Consultivo da Universidade Braz Cubas (UBC), professor Iram Alves dos Santos.

Abertura

abertura-financiesNa solenidade de abertura, o superintendente-geral do Grupo Tiradentes, Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior, ressaltou os desafios, soluções e novos caminhos para o gerenciamento das instituições de ensino nos dias atuais. “O momento é de profunda mudança no mercado de ensino superior e eu não me refiro a fusões e aquisições, mas sim ao modelo e a visão de futuro para o nosso negócio em cinco ou 10 anos. precisaremos de prédios? Salas convencionais? Qual o papel das lideranças e das equipes nesse cenário? Que habilidades serão necessárias? Como inovar no ensino superior? Entendo que o gestor financeiro deve fazer a diferença dentro da IES trazendo temas como compliance, auditoria interna e externa, planejamento orçamentário, planejamento estratégico e, para mim, o mais importante de todos, a governança corporativa, pois com ela todo o resto vem por tabela”, analisa.

Presente na solenidade, o reitor da Universidade Tiradentes e membro conselheiro da diretoria do CRUB, professor Jouberto Uchôa de Mendonça agradeceu a participação e envolvimento dos gestores no FinancIES. “Os senhores, hoje, são peças fundamentais da instituição que conduz a universidade. Nós precisamos mostrar ao Brasil que a instituição privada não apenas paga os impostos, mas produz emprego, formação profissional de qualidade e enche esse país de pessoas qualificadas e pensantes. Esta terra tem imenso orgulho de registrar a presença dos senhores”, enfatiza. Na ocasião, a Unit também recebeu um troféu de homenagem por sediar o evento.

A programação teve início com a palestra do professor da FEA-USP, Edgard Cornachione, “Muito Além dos Números – Desafios dos Gestores (Financeiros) das IES – A Instituição de Ensino de 2015 a 2030”.

A assessora Financeira e Administrativa do CRUB, Fernanda Guedes, esteve presente na abertura do evento e participou das atividades do FinancIES.

Talk-show traz histórias de sucesso

O segundo dia do FinancIES, teve a programação voltada para um talk-show com empresários de sucesso. Uma das histórias apresentadas foi a do reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça. “Completei 80 anos e há exatamente 53 anos como Tiradentes e cinco anos como empregado de outra escola e isso me levou a aprender a viver a me dedicar ao próximo. Me sinto realizado, altamente protegido, Deus exagerou comigo, pois sou filho de um motorista do Estado e de uma servente do departamento de obras. E tudo isso contraria com motivo do meu sucesso até hoje”, afirma Uchôa.

talkshow_financiesO empresário da Construtora Celi, Luciano Franco Barreto, também compôs o talk-show. Para ele, eventos como o FinancIES são mais que importantes. “Trazem experiência de empresários que estão há longo tempo nessa caminhada, transmitindo ao tempo em que absorvemos novas ideias. Sempre boa essa troca de experiências, pois fortalece a atividade de todos”, acredita.

O superintendente administrativo-financeiro do Grupo Tiradentes, André Tavares, conta que o fórum discute temas de interesse a todas as instituições de ensino superior, destacando como as estratégias são montadas e de que forma se posicionam no cenário econômico. “São temas de inovação e o que a gente busca é dar o suporte financeiro para que as instituições inovem e sejam ainda de maior qualidade”, declara.

De acordo com a assessora de Comunicação do FinancIES, Beth Gennari o evento surgiu diante da necessidade de discutir questões ligadas à área financeira das instituições de ensino superior particulares. “Com a grande repercussão e avanço gigantesco, foi levando a discussão para todo o País e é isso o que mais nos motiva a continuar. Estamos com 19 estados representados e mais de 1500 participantes em todo país. É um evento feito por e para gestores financeiros. Esse é o grande diferencial”, diz.

Ao final da troca de experiências, os participantes do evento produziram documentos que serão enviados ao Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos com as contribuições sugeridas a algumas políticas e regulamentos das IES.

Fonte: Comunicação da Unit / Fotos: Reprodução Portal do FinancIES e Unit 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010