CRUB presente na abertura da Jornada da Cidadania da PUC Goiás

Foto: Wagmar Alves/ PUC Goiás

                                                                                                                                                      Foto: Wagmar Alves/ PUC Goiás

A secretária-executiva do CRUB, Fernanda Póvoa participou nesta quinta-feira (20) da abertura da Jornada da Cidadania, em sua primeira edição no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiânia (PUC Goiás), no Jardim Mariliza, região de encontro entre Goiânia e Aparecida de Goiânia. O evento reuniu mais de 500 pessoas para a solenidade de abertura, a jornada completa dez anos de realização e tem público estimado em 100 mil visitantes para toda a programação, até o sábado, dia 22. Realização conjunta da PUC Goiás e da Arquidiocese, a Jornada reúne quatro grandes eventos: a Semana de Cultura e Cidadania, a Semana do Folclore, os Jogos Universitários e Feira da Solidariedade.

O evento foi aberto pelo presidente do Conselho de Reitores e reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, e pelo grão-chanceler da PUC e arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, com a presença do governador de Goiás, Marconi Perillo e dos prefeitos de Goiânia e Aparecida de Goiânia, Paulo Garcia e Maguito Vilela, no palco da Estação de Cultura. Também marcaram presença religiosos, secretários e empresário, além da comunidade acadêmica. Com apresentação da Orquestra Sinfônica Profetas do Cerrado, o evento lançou oficialmente o Centro de Convenções da universidade. Em seguida, as autoridades fizeram uma visita monitorada à jornada.

Durante a abertura, o arcebispo de Goiânia abençoou os presentes e falou da importância do evento para os 22 municípios da Arquidiocese. “Esta é uma festa rica e emocionante. Aqui temos um lugar de carinho, respeito e amor para receber toda a comunidade”, testemunhou. Para o religioso, o papel da Jornada é reforçar o respeito à sociedade, a economia solidária, a responsabilidade social e o consumo consciente. As atitudes são o cerne dos eventos, que oferecem serviços gratuitos, ampliando o acesso dos cidadão aos seus direitos, e produtos de entidades e empresas ligadas a projetos sociais. Na Feira da Solidariedade, são 65 expositores e a renda arrecadada na venda dos produtos será revertida para o trabalho de cada entidade.

A união entre os parceiros e os voluntários da Jornada da Cidadania foi enfoque do discurso do reitor Wolmir Amado e também da pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, Márcia Alencar, que estão à frente da organização do evento. A expectativa é de público recorde nesta edição e ampliação do atendimento para a comunidade de Aparecida de Goiânia, que teve acesso mais facilitado ao novo local de realização. “Temos uma longa história de participação e solidariedade com estes parceiros e acreditamos que esta edição cumprirá o desafio de consolidar a Jornada em seu novo formato”, afirmou o reitor lembrando das mudanças no modelo e no local do evento, mas da continuidade do projeto que existe há duas décadas. Na ocasião, o reitor lançou também o Balanço Social 2014, que mostra o compromisso social da universidade com a comunidade goiana.

Os parceiros presentes reforçaram o trabalho da PUC Goiás e da Arquidiocese da Goiânia e a presença de serviços e da comunidade durante os três dias da jornada. O governador de Goiás, Marconi Perillo, ressaltou a presença do Governo de Goiás desde a primeira edição da Jornada. “Venho aqui para colaborar como governador, mas também como cidadão. O evento trabalha os elementos constituintes da cidadania, em um único momento”.

Para o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, a Jornada cumpre um papel importante na construção de um futuro mais justo, fraterno e solidário. A visão é compartilhada com o prefeito da cidade vizinha, Maguito Vilela, que agradeceu a ampliação dos serviços e reforço a presença dos agentes do município durante o evento.

Fonte: Comunicação da PUC Goiás

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010