CRUB presente na posse do ministro da Educação

A diretoria do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) esteve presente nesta segunda-feira (06), no Palácio do Planalto em Brasília para a cerimônia de posse do professor Renato Janine Ribeiro como o novo ministro da Educação.

“Quem poderia ser mais indicado para comandar toda a transformação na educação do que um professor?”. Com essas palavras de confiança, a presidenta da República, Dilma Rousseff, empossou o novo ministro da Educação. “Para consolidar a construção do desafio de uma pátria educadora, convidei um professor, um pensador e um apaixonado pela educação; Renato Janine Ribeiro é uma feliz novidade”, disse a presidenta. Ela reiterou a confiança em Janine para cumprir os principais eixos do Plano Nacional de Educação (PNE).

 

Na cerimônia, Dilma Rousseff lembrou grandes nomes da educação brasileira, como Paulo Freire, Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Fernando de Azevedo e Darcy Ribeiro. “Renato Janine Ribeiro está à altura desses educadores”, disse a presidenta. “Sua escolha traz simbolismo à minha prioridade para os próximos quatro anos.”

 

Natural de Araçatuba, São Paulo, o ministro Renato Janine Ribeiro é doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 1994, é professor titular da disciplina ética e filosofia política na USP. Tem 78 capítulos de livros editados e 18 livros publicados. Recebeu o Prêmio Jabuti, em 2001; a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1997, e a Ordem do Rio Branco, em 2009.

 

O novo ministro da Educação também foi membro do conselho deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de 1993 a 1997, e do conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 1997 a 1999. Foi secretário da SBPC de 1999 a 2001 e diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de 2004 a 2008.

 

Na ocasião o presidente do CRUB, reitor Wolmir Amado (PUC Goiás) juntamente com os reitores membros da diretoria do Conselho: Pe. Josafá de Siqueira (PUC-Rio), Benedito Guimarães (UPM), Marcos Ziemer (ULBRA), Arlindo Vianna (UVA/RJ) e Ronaldo Mota (Estácio de Sá), ademais da secretária executiva do CRUB, Fernanda Póvoa prestigiaram a solenidade de posse do novo ministro.

Na parte da tarde o CRUB participou da solenidade de transmissão de cargo a Renato Janine Ribeiro, no Ministério da Educação.

 

Assista aqui na integra o discurso da presidenta Dilma Rousseff.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010