CRUB presente no 54° Fórum Nacional de Reitores da ABUREM

O reitor Gilberto Selber (UNIAN/SP), representou o presidente do Conselho de Reitores no 54° Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), realizado entre os dias 7 e 10 de maio, em Campos do Jordão (SP).

 

O evento reuniu lideranças de várias instituições de ensino do país, pesquisadores, educadores e autoridades governamentais e acadêmicas para discutir assuntos relacionados ao Ensino Superior. O tema desta edição foi “O desafio da gestão das Universidades Estaduais e Municipais”.

 

Os representantes das Universidades discutiram diferentes temas, entre eles os desafios do Ensino Superior, o uso de ferramentas tecnológicas na gestão das instituições e mudanças em leis que regulamentam o ensino no país. Os líderes também abordaram assuntos que deverão compor uma carta de reivindicações do Fórum, como a ampliação das vagas nos cursos de Medicina.

 

Um dos palestrantes foi o Diretor de Políticas e Programas de Graduação do Ministério da Educação (MEC), Dilvo Ristoff, que apresentou um perfil sobre as instituições de Ensino Superior no país e sobre os alunos.

 

No final do encontro, as lideranças escreveram uma carta de reivindicações e moções, que contem os principais pedidos do setor em prol da melhoria da qualidade de ensino. O documento será remetido para os setores competentes, como, por exemplo, Senado e Ministério da Educação, numa iniciativa inédita realizada pelo Fórum.

 

O presidente da Abruem e reitor da Universidade de Pernambuco, Carlos Fernando de Araújo Calado, destacou a importância da carta. “Não basta discutirmos internamente, não podemos perder a janela para o exterior. Nós que conhecemos a realidade das públicas temos que participar ativamente do processo político de mudança”, afirmou.

 

Assista aqui o vídeo da abertura do 54° Fórum Nacional de Reitores, elaborado pela Assessoria de Comunicação da Unitau.

 

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da UNITAU

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010