O Unilasalle Canoas recebeu entre os dias 02 e 03 de junho o II Fórum Nacional das IES Confessionais, promovido pela Associação Nacional da Educação Católica (ANEC) e Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE). O fórum teve o intuito de trazer experiências e discutir a confessionalidade e sustentabilidade das instituições de ensino confessionais.
A abertura do evento contou com a presença de lideranças do poder público e instituições de ensino. As autoridades presentes na mesa de abertura foram o Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e da ABIEE, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto, a Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Estadual de Educação, Srª Márcia Coiro, que representou o Governador do Estado do RS José Ivo Sartori, o Prefeito de Canoas, Jairo Jorge, o Presidente da ANEC e Reitor do Unilasalle Canoas Dr. Paulo Fossatti, a Promotora de Justiça Miriam Balestro Floriano, a Reitora do Centro Universitário Franciscano Irani Rupolo e o Diretor da Faculdade Dom Bosco Pe. Marcos Sandrini.
Confessionalidade foi o primeiro tema abordado no evento
As palestras começaram com a fala do Ir. Clemente Juliatto, Pós Doutor pela University of London e pela Harvard University, que promoveu uma reflexão sobre os diferenciais da orientação religiosa de instituições de ensino. “As instituições confessionais precisam ser melhores oferecem algo que vai além das instituições públicas, já que estas últimas estão conectadas a um Estado Laico. Por isso, oferecemos um diferencial, que é independente da religião em si”. Juliatto enfatizou também a excelência dos conteúdos que as confessionais ensinam e praticam, pois são fiéis a sua orientação religiosa.
A segunda palestra foi do Prof. Dr. Davi Charles Gomes, doutor no Westminster Theological Seminary com estudos na Université de Genéve na Suiça e no Lutheran Theological Seminary at Philadelphia. Davi falou um pouco sobre o caminho que as confessionais buscam traçar em busca da excelência. “Nossa visão escatológica é uma visão de paz e sustentabilidade. Queremos transformação, e somente as confessionais tem essa clareza missional de buscar referenciais transcendentes, compreensão de uma unidade mais profunda, auto-suspeição e uma visão restauradora do ato de educar. Exercemos um papel de profetas e sacerdotes, de conectar relacionamentos e de mediar a relação com Deus”, finalizou o pesquisador.
Os trabalhos da primeira manhã do evento foram encerrados com a participação dos presentes e pela mediação da Reitora do Centro Universitário Franciscano Irani Rupolo e da Reitora do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Marcia Nogueira Amorim.
O evento contou com apresentação de cases de superação das IES confessionais
A crise da Ulbra Canoas foi relatada pelo Reitor Marcos Ziemer e apresentada como um case de superação e transformação com base na consolidação do diálogo e da transparência da gestão. A importância da vivência da cultura judaica em atividades transversais e a implementação do turno integral para todos os níveis de ensino até 2020, foi o destaque da apresentação da Coordenadora de Educação Judaica Ilse Edla Wofchuc do Colégio Israelita de Porto Alegre.
O Reitor do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Euler Bahia, fez um breve panorama sobre o sistema de educação confessional e o sistema adventista. De acordo com o palestrante uma instituição confessional deve evidenciar um modo de ser, de viver e de conviver e, por isso, é preciso relacionar a educação confessional com a formação da vida, muito além do ensino.
Finalizando os cases, a Coordenadora de Desenvolvimento Humano Ana Carolina Moraes falou sobre a visão e alguns valores da Universidade Católica Dom Bosco e como eles são trabalhados internamente. Valores como cordialidade, coerência, lealdade e amor, fazem parte de um dicionário de valores e segundo nome, estes valores devem fazer parte do dia a dia de todos que fazem parte da instituição, pois todos são considerados educadores.
O final do evento foi marcado pelo Lançamento do livro “Construindo a qualidade nas instituições católicas”. Ir. Clemente Ivo Juliatto falou um pouco sobre como foi construído este livro que é o resultado do fórum que foi feito em São Paulo há dois anos. Após, ele distribui e autografou os exemplares.
Segundo dia do fórum foi marcado por cases de práticas de sustentabilidade
O segundo dia de evento começou com o case Mackenzie: o sistema Mackenzie de ensino, apresentado pelo Dr. José Paulo Fernandes Júnior, Diretor de Desenvolvimento e Novos Negócios no Instituto Presbiteriano Mackenzie. A Prof. Débora contribuiu com a apresentação falando sobre os materiais didáticos que são produzidos com projetos gráficos coerentes às idades de cada público e também à questão da acessibilidade, atendendo alunos com dislexia e TDHA.
O Pró-Reitor Adjunto da PUC Minas Betim, Prof. Eugênio Batista Leite falou sobre as práticas sustentáveis implementadas na instituição, com uma preocupação na educação dos tomadores de decisão para um futuro sustentável e a comunicação entre todos os níveis da sociedade.
Os professores Paulo Roberto Malma e Luiz Antonio Schneider apresentaram a experiência do Centro Universitário Univates com o Google for Education e o envolvimento de colaboradores e acadêmicos que trouxe uma redução de custos de 70 a 90% e integração em sala de aula.
O Reitor Wolmir Amado, da PUC Goiás, apresentou o case de transformação da universidade para Pontifícia Universidade Católica e todos os impactos favoráveis dessa mudança, evidenciando a trajetória da marca durante os últimos anos, fortalecida por ações de marketing que reforçam a confessionalidade entre os públicos.
O Programa Saberes foi apresentado como o case do Centro Universitário Franciscano, Unifra, que foca a formação pedagógica continuada do corpo docente. As professoras Raquel Antoniazzi e Eliane Aparecida enfatizaram o quanto a formação está alicerçada na instituição, já sendo uma política que traz resultados muito importantes.
As apresentações foram finalizadas pelos cases lassalistas do Unilasalle Lucas do Rio Verde, apresentado pelo Diretor Geral Nelso Bordingnon que trouxe a importância do envolvimento de acadêmicos com a Pastoral Universitária na Educacação Superior e pelo Prof. Ir. Jackson Bentes do Colégio La Salle Abel e Unilasalle RJ que dividiu com o público o projeto de Sustentabilidade Financeira que envolve a integração de educação básica e ensino superior.
O encerramento do evento foi realizado pelo Reitor da Unisinos, Pe. Marcelo de Aquino pelo Presidente do CRUB e da ABIEE, reitor da Mackenzie Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto, e pelo Presidente da ANEC e Reitor do Unilasalle Canoas Dr. Paulo Fossatti, que fizeram reflexões sobre a importância do evento para o reconhecimento das instituições confessionais como entidades que buscam objetivos afins, têm forte atuação no território brasileiro e trabalham juntas independente da filosofia ou religião de seus fundadores.
Além do presidente do CRUB esteve presente no fórum representando o Conselho, a secretária executiva da Entidade, Fernanda Póvoa.
Fonte: ASCOM do Unilasalle Canoas
Comunicação CRUB
(61) 3349-9010