CRUB presente no Seminário PNE que debate formação docente

Na última terça-feira (18), ocorreu no Auditório Freitas Nobre, em Brasília, o Seminário PNE Metas 13, 14, 15 e 16, que tratou dos desafios e perspectivas para a formação docente no contexto das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE). A mesa foi composta pelo Deputado Pedro Uczai, líder dos seminários, pelas Professoras Anna Helena Altenfelder, Superintendente da CENPEC, Kátia Marangon, Gerente do Centro SESI de Formação, Mariana Breim, Diretora de Políticas Educacionais do Instituto Península, e Marcia Serra Ferreira, Diretora de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES.

Mariana Breim, Diretora de Políticas Educacionais do Instituto Península, Marcia Serra Ferreira, Diretora de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES e Deputado Pedro Uczai, Coordenador dos seminários.

Dois dos temas centrais do debate foram a evasão e a qualidade dos cursos de Educação a Distância (EaD) no contexto das licenciaturas. A Professora Mariana Breim destacou que “a educação é o serviço público que mais impacta a sociedade” e apresentou dados de pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que revela que a qualidade do professor é o principal fator que influencia os resultados educacionais no Brasil, sendo responsável por 57,76% do aprendizado dos alunos do ensino fundamental nas redes municipais e 36% no ensino médio estadual.

Nesse sentido, a Deputada Luciene Cavalcante ressaltou a necessidade de uma regulamentação mais rigorosa em relação aos cursos EaD atualmente oferecidos, além da importância da formação contínua dos professores. “Não há como falar em qualidade da educação se o professor não tem acesso a um período de formação/reflexão sobre sua ação para poder redimensioná-la. Isso é o tripé de qualquer escola de qualidade. A gente precisa ter a formação continuada”, afirmou.

Salette de Sá, Secretária Executiva Adjunta do CRUB, e Deputada Luciene Cavalcante.

O último seminário está marcado para acontecer na próxima terça-feira (25) e terá como tema a valorização dos profissionais da educação, o financiamento da educação pública e a importância da gestão democrática nas escolas. Os cinco seminários têm como objetivo avaliar criticamente os 10 anos de implementação do atual PNE, e preparar terreno para apresentação da proposta do novo Plano Nacional de Educação, marcada para a próxima quarta-feira (26).

O Deputado Pedro Uczai destacou a importância dessa avaliação crítica e ressaltou a expectativa em relação ao novo plano. “É um processo de análise profunda do que alcançamos, do que não alcançamos, onde progredimos e onde estagnamos” afirmou o Deputado. “O novo Plano Nacional de Educação vai definir a próxima década de que país, e que educação a gente quer”.

Secretária Salette de Sá e Deputado Pedro Uczai, Coordenador dos seminários.

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) esteve presente no seminário representado pela Secretária Executiva Adjunta Salette de Sá e pela Chefe de Gabinete Yana Mara.

 

Guilherme Cavalcanti/ Estagiário Ascom/CRUB