CRUB presente nos 66 anos de fundação do CNPq

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) participou nesta terça-feira (25) da cerimônia de aniversário do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que na ocasião completou 66 anos de fundação.

Concebido e fundado pelo Almirante Álvaro Alberto, o CNPq nasceu como “Conselho Nacional de Pesquisa”, criado por meio da Lei nº 1.310 de 15 de Janeiro de 1951, chamada pelo Almirante de “Lei Áurea da pesquisa no Brasil”.

Desde então, o CNPq vem mantendo e aperfeiçoando a finalidade para a qual foi criado de “promover e estimular o desenvolvimento da investigação científica e tecnológica, mediante a concessão de recursos para pesquisa, formação de pesquisadores e técnicos, cooperação com as universidades brasileiras e intercâmbio com instituições estrangeiras”.

O evento

Na ocasião, foram homenageados os servidores que se aposentaram no último ano e os que completam 25 anos de serviço em 2017. Além disso, foram apresentados os resultados do estudo “A formação de novos quadros para CT&I: avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic)”, organizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

O estudo do CGEE demonstra que os alunos de graduação contemplados pelo programa, ao terem contato com a iniciação científica, sob a orientação de um pesquisador qualificado, ganham não apenas enriquecimento na experiência acadêmica, mas também uma melhor inserção profissional em qualquer área do conhecimento.

Atualmente, são mais de 24 mil bolsas de iniciação científica concedidas pelo CNPq.

A secretária executiva do CRUB, Fernanda Póvoa representou neste ato o presidente deste Colegiado.

Com informações da Coordenação de Comunicação Social do CNPq – Foto: Robson Moura 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010