CRUB promove agendas com as homenageadas pelo Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger

Na quarta-feira (05), foi realizada a solenidade de entrega do “Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger” e o CRUB, em parceria com a ABRUC, ACAFE, COMUNG e a Segunda Secretaria da Câmara dos Deputados promoveu uma sequência de agenda com as três homenageadas: Reitora Luciane Ceretta, Professora Eliete Bouskela (UERJ) e Professora Deborah Malta (UFMG).

Pela manhã, o Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Educação, Leonardo Barchini recebeu Luciane, Eliete e Deborah para uma conversa sobre a importância da presença feminina na Ciência e Pesquisa. Também participaram da reunião a Presidente do CRUB, Reitora Beatriz Eckert Hoff, a Reitora Cátia Maria Nehring (UNIJUÍ), representando ABRUC e COMUNG, o Secretário Executivo do CRUB, José Aguilera, e Adriano Rodrigues (ACAFE).

Pela tarde, a 2ª Secretária da Câmara dos Deputados, Maria do Rosário (PT-RS), dialogou em reunião com as Cientistas, os percalços enfrentados pelas mulheres para se manter na pesquisa a importância de que as mulheres cheguem também aos postos de comando das instituições de pesquisa.

Em ambas as reuniões, os participantes refletiram sobre o quão desafiador é para as mulheres alçancarem reconhecimento em diferentes áreas profissionais e defenderam ações de equidade de gênero.

A entrega do Prêmio aconteceu às 15h30min, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, presidida pela Deputada Maria do Rosário. A cerimônia contou também com a presença da Deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), autora da proposta de criação do prêmio, Fernando Império Hamburger, filho da cientista Amélia Império Hamburger, e as deputadas responsáveis pela indicação das três cientistas ao prêmio: Soraya Santos (PL-RJ), Ana Pimentel (PL-MG) e Geovânia de Sá (PSDB-SC).

As homenageadas

Indicada à premiação pela deputada Geovania de Sá (PSDB-SC), Graduada e Mestre em Enfermagem e Doutora em Ciências da Saúde, a Reitora Luciane Bisognin Ceretta (UNESC) é Diretora do CRUB e Presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE).

 

 

 

 

 

Eliete Bouskela é Professor Titular da UERJ e a primeira mulher Diretora Científica da Função de Amparo à Pesquisa do estado. Indicada pela deputada Soraya Santos, é a única latino-americana a integrar a Academia Nacional de Medicina da França e faz parte também da Academia de Medicina da Argentina.

 

 

 

 

Já Deborah Carvalho Malta, indicada pela deputada Ana Pimentel (PT-MG), é doutora em Medicina e Professora da Faculdade de Enfermagem da UFMG. Em 2023, foi reconhecida como uma das cientistas mais influentes do mundo, em ranking foi elaborado pela plataforma internacional de pesquisa acadêmica Research.com.