CRUB realiza 6° Fórum de Reitores e elege sua nova diretoria

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), realizou nos dias 02 e 03 de outubro, em Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, o 6° Fórum de Reitores do CRUB. O evento ocorreu no Centro de Eventos do Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em Balneário.

A temática principal desta edição do Fórum foi: “A ética e a Universidade”, a cerimônia de abertura ocorreu na noite do dia 02 e contou com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, do prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, da diretora do CNPq, Adriana Tonini, do Chefe do Escritório de Representação do Itamaraty em Santa Catarina, Embaixador José Roberto de Almeida Pinto, do vice-presidente do CRUB e reitor da Univali, prof. Mário Cesar dos Santos e do presidente do CRUB e reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), prof. Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto.

Em sua fala, na solenidade de abertura, o reitor Dr. Benedito Guimarães, agradeceu a presença de todos e declarou aberto os trabalhos do 6° Fórum de Reitores destacando a importância deste evento para as Instituições de Ensino Superior (IES) tanto do setor público como do setor privado.

Em decorrência do inesperado falecimento do professor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ocorrido na manhã do dia (2), em Florianópolis, na abertura do evento foi realizado um minuto de silêncio, em respeito ao reitor da UFSC.

A palestra de abertura do evento foi proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, jurista Alexandre de Moraes, que na ocasião falou sobre a ética da sociedade e os compromissos da educação.

Comenda de honra ao mérito

Ainda na noite do primeiro dia de evento ocorreu a 1ª Sessão de outorga da Comenda de Mérito Acadêmico das Universidades Brasileiras. Essa é a primeira vez que esta premiação é concedida. Ela destaca profissionais de instituições de ensino superior com desempenho reconhecido nas áreas de gestão, ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, ou com projetos destacados em favor destas áreas, que tenham trazido importantes contribuições à educação superior brasileira.

A Comenda é concedida pelo CRUB com a chancela do CNPQ, nesta primeira edição do prêmio foram 27 indicados, de todas as regiões do país, que tiveram seus currículos e obras analisadas pela comissão avaliadora. O vice-reitor da Univali, prof. Dr. Valdir Cechinel Filho foi o agraciado desta primeira edição da Comenda, a comissão avaliadora emitiu também um certificado especial da Comenda para os cinco primeiros colocados, na oportunidade o prof. Dr. Asdrubal Falavigna esteve no evento e recebeu tal certificação.

Com uma programação bem extensa o segundo dia do 6° Fórum de Reitores contou com a participação ativa do Ministério da Educação (MEC), nos debates dos diversos temas sobre a educação superior, o chefe de Divisão de Apoio à Avaliação da Capes, André Brasil, falou sobre “Mestrado e Doutorados profissionais [acesse aqui à apresentação].

Já o secretário de Regulação e Supervisão Superior do MEC, Henrique Sartori abordou sobre as perspectivas na alteração do decreto n° 5.773 [acesse aqui à apresentação]. Os novos instrumentos de avaliação [acesse aqui à apresentação] foram abordados pela representante do INEP, a coordenadora da Diretoria de Avaliação da Educação Superior, Ana Carolina de Aguiar Moreira Oliveira.

A vice-presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), profa. Elizabeth Guedes apresentou em um painel especial sobre a “Economia Colaborativa e o papel das Associações na geração de Valor”.

Outro momento foi o da palestra sobre o Projeto de Melhoria dos Arranjos Produtivos e Desenvolvimento Regional [acesse aqui à apresentação], com o diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Dr. Antonio Carlos Filgueira Galvão.

Já a palestra “Projeto Rondon – contribuindo com o desenvolvimento de princípios morais aos universitários”, [acesse aqui à apresentação] ministrada pelo coordenador de comunicação social do Projeto Rondon, Tenente Coronel Alexandre Scholtz, apresentou as novas perspectivas de integração com as universidades brasileiras, além de falar do projeto, a importância da participação das IES no Rondon e a diferença na vida do voluntário que participa do Projeto Rondon.

88ª Reunião Plenária Eletiva

A 88ª Reunião Plenária ocorreu no dia 3 de outubro de 2017, em Balneário Camboriú, com a apresentação da Prestação de Contas do CRUB – Exercício 2016, e aprovação do seu parecer fiscal, além da realização da eleição da nova diretoria do CRUB, eleita para o biênio 2017/2019.

O atual presidente do CRUB e reitor do Mackenzie, prof. Dr. Benedito Guimarães, foi reeleito para o cargo de presidente do Conselho de Reitores e reempossado durante o jantar de encerramento do Fórum, que ocorreu no dia 03 de outubro no Mercure Camboriú Hotel.

Conheça a nova Diretoria Eleita:

Presidente: Reitor Benedito Guimarães Aguiar Neto (UPM)

Vice-Presidente do Segmento Federal: Reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca (Unirio)
Vice-Presidente do Segmento Estadual e Municipal: Reitor Marcelo Knobel (UNICAMP)
Vice-Presidente do Segmento Particular: Reitora Marcia Pereira Fernandes de Barros (UNIFACS)
Vice-Presidente do Segmento Comunitário: Reitor Joel Alves de Sousa Júnior (USF)
Vice-Presidente do Segmento Centro Universitários: Reitor Fábio do Prado (FEI)

Conselho Deliberativo

Reitor Minoru Martins Kinpara (UFAC)
Reitora Gisélle Vilela Lins Maranhão (Nilton Lins)
Reitor Antônio Guedes Rangel Jr. (UEPB)
Reitor Ednilton Gomes de Soarez (UNI7)
Reitor Wolmir Therezio Amado (PUC Goiás)
Reitora Eda Coutinho Barbosa Machado de Souza (IESB)
Reitora Beatriz Maria Eckert-Hoff (UDF)
Reitor Pe. Josafá Carlos de Siqueira (PUC-Rio)
Reitor Sidney Luiz de Matos Mello (UFF)
Reitora Marlene Salgado de Oliveira (UNIVERSO)
Reitor Paulo Borges Campos Jr. (UMESP)
Reitor Paulo Antonio Gomes Cardim (Belas Artes)
Reitor Marcos Fernando Ziemer (ULBRA)
Reitor Claudio Alcides Jacoski (UNOCHAPECO)

Conselho Fiscal

Reitor Ricardo Luiz Louro Berbara (UFRRJ)
Reitor Wilson de Matos Silva (UniCesumar)
Reitor Ir. Paulo Fossatti (UniLaSalle)
Reitor Pedro Henrique de Barros Falcão (UPE)
Reitor Martin Kuhn (Unasp)
Reitor Pe. Ricardo Carlos (UCDB)

Fotos: Divulgação Univali 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010