CRUB realiza a 98ª Assembleia Geral Extraordinária

Reitoras e Reitores de Instituições de Ensino Superior do país se reuniram em Brasília para participar da 98ª Assembleia Geral Extraordinária do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). O evento promoveu um rico debate sobre desafios e oportunidades na gestão das universidades.

A Reitora Lia Quintana, Presidente do CRUB, deu as boas-vindas aos presentes na solenidade de abertura, que ocorreu na quarta-feira (27) à noite, e ressaltou sobre a importância do setor educacional para a transformação das pessoas. “Trabalhar pelo crescimento de uma nação só é possível pela educação. A maior inovação, a maior mudança de um país se dá por meio da educação, ressaltou a Reitora”.

Irapuã Santana, doutor em Direito Processual pela UERJ, é exemplo dessa transformação. Importante voz na luta contra a desigualdade social, Dr. Irapuã falou sobre a Lei de Cotas para o Ensino Superior, em debate no Congresso, e deu um relato emocionante de sua vida. “As cotas foram essenciais para eu estar aqui. Foram elas que me permitiram conhecer os melhores professores do país e de ter oportunidades. O símbolo da UERJ foi determinante para eu conseguir estágio e ter acesso a outros mundos. Por mais que o caminho seja longo, vale a pena lutar pela causa”, contou.

Ao lado de Irapuã, a Presidente do CRUB, Reitora Lia Quintana, e a Vice-Presidente do CRUB, Reitora Beatriz Maria Eckert-Hoff, receberam o Presidente da Câmara de Educação Superior (CNE), O conselheiro Joaquim José Soares Neto, o Reitor Rodrigo Bruno Zanin (UNEMAT), e o Reitor Felipe Sigollo (Universidade Brasil). Após os debates, houve uma apresentação cultural do Grupo Choro Raiz.

Na quinta-feira (28), a Reitora Lia Quintana deu as boas-vindas às Reitoras e Reitores e apresentou as deliberações da assembleia. O Conselho Fiscal, representado pelo Reitor Márcio Oliverio (UMESP), Reitor Marcos Antônio Soares de Souza (Univ. Vassouras), Reitora Maria Beatriz Balena Duarte (UVA RJ) e Reitor Milton Beltrame Júnior (Univap) apresentou parecer das contas de 2021. O balanço patrimonial foi aprovado por unanimidade.

Em seguida, o Professor Jorge Audy (PUCRS) compartilhou pontos centrais da WHEC2022. A experiência foi compartilhada a partir da Conferência Mundial da Educação em Barcelona, onde se discutiu tecnologias de ensino e aprendizagem em todo o mundo.

O Plano Nacional de Graduação foi tema da palestra da Professora Cássia Ferri, do Professor Lúcio Lord e da Professora Sissi Kawai, que apresentaram um documento elaborado pelo grupo de Trabalho PNG CRUB. O objetivo do estudo é sensibilizar e instrumentalizar o público-alvo para discussões sobre uma nova política nacional para a graduação nas IES brasileiras.

O vice-presidente do CRUB, Prof. Waldemiro Gremski (PNG), não pode estar presente, mas enviou uma importante mensagem aos participantes. “Com a elaboração do Plano Nacional de Graduação, buscamos uma revolucionária reforma do ensino superior, capaz de preparar profissionais adaptados as características do mundo contemporâneos. Nossa premissa básica é convergir nossos melhores esforços para tornar o ensino superior cada vez mais acessível, com qualidade sustentável, moderno, justo, uma educação superior aberta para o mundo, internacionalizada, oferecendo uma formação conforme existem os desafios dos tempos atuais. Rigorosamente nos colocando de acordo com essas exigências e planejando nossas instituições com o mundo do futuro e não do passado, nos desprendendo de diretrizes anteriores muitas vezes superadas”, diz.

As discussões jurídicas também foram debatidas na assembleia. O consultor jurídico do CRUB, Dyogo Patriota, apresentou um panorama de ações no STJ e STF sobre o Ensino Superior. Patriota também apontou desafios para programas de financiamento estudantil, como o PROUNI. Ao final do evento, a Presidente do CRUB, Reitora Lia Quinta, reforçou a importância do fortalecimento das instituições para a construção de debates sobre a educação e agradeceu a presença de todos na assembleia.