CRUB realiza o Colóquio Internacional de Educação Superior e Básica na UNICAP

Na última sexta-feira, 29/01, ocorreu o Colóquio Internacional de Educação Superior e Educação Básica na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), no Recife. O evento promovido pelo Conselho de Reitores (CRUB), proporcionou um ambiente de diálogo sobre os desafios educacionais e a integração entre Instituições de Ensino Superior (IES) de todos os segmentos que estiveram presentes no evento.

O Cardeal José Tolentino de Mendonça destacou a inspiração africana por trás do Pacto Global de Educação lançado pelo Papa Francisco, enfatizando o provérbio que afirma: “Para educar uma criança é necessário uma aldeia”. Em suas palavras, ressaltou a importância de reconhecer que nossas instituições não podem ser ilhas (isoladas), mas sim parte de uma comunidade mais ampla. “As nossas instituições não são ilhas. Nós precisamos dos outros. Precisamos da sociedade. Precisamos das instituições. Porque só assim o projeto educativo se torna um projeto vencedor”, afirmou.

A Ministra Luciana Santos (MCTI), presente no Colóquio, destacou a importância de uma abordagem efetiva e com intencionalidade no diálogo e na indispensável interseção para aprimorar a democratização do acesso à Universidade. Destacou, ainda, a necessidade do fortalecimento à base da educação dos jovens, e ressaltou que alcançar a excelência nesse contexto exige uma atenção harmônica entre o ensino superior e as raízes da educação: “Não podemos buscar excelência na democratização do ensino superior sem nos preocuparmos com a base da educação dos nossos jovens”.

Na cerimônia de abertura, o dispositivo de abertura foi integrado pelo Reitor Pedro Rubens (UNICAP), Reitora Vera Maquêa (UNEMAT), Reitor Carlos Bulhões (UFRGS), Reitor Marco Antonio Soares (UNIVASSOURAS), Reitor Alberto Barella (UniRV), Reitora Maria das Graças (ABRUC/UniFAFIRE) e Reitor João Batista (ANEC/São Camilo)

O dispositivo seguinte contou com a participação do Reitor Pedro Rubens (UNICAP), da MInistra Luciana Santos (MCTI) e do Cardeal José Tolentino de Mendonça.