CRUB sedia segunda edição do Seminário “Evasão no Ensino Superior”

_DSC9353

Cerimônia de abertura do II Seminário Evasão no Ensino Superior que ocorreu na sede do CRUB em Brasília e teve como tema a evasão dos alunos das instituições de ensino superior. Fotos: Alberto Ruy

A Universia Brasil, em parceria com o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), realizou na última quarta-feira (21) o II Seminário “Evasão no Ensino Superior”. O evento ocorreu na sede do CRUB, em Brasília, e promoveu um debate sobre as questões que permeiam a evasão dos alunos das instituições de ensino superior e seu impacto da realidade das universidades do país, além da apresentação de cases sobre a temática.

Na ocasião o vice-presidente do CRUB e da Laureate Brasil, professor Oscar Hipólito, reitor da Universidade Anhembi Morumbi co-realizadora do evento, foi o curador do evento. Segundo Hipólito, “no Brasil, a média (de evasão) entre as (instituições) públicas e privadas é de 21 ou 22% ao ano”.

O reitor relatou que a taxa representa por volta de 1,4 milhão de alunos, tendo em vista o total atual de estudantes, que é de 7 milhões. Se considerado apenas o primeiro semestre dos cursos universitários, o valor pode subir para 40% ou 50% dos estudantes.

Para Hipólito, a grande preocupação das Instituições de Ensino Superior (IES) é que “perdendo essa quantidade de alunos no primeiro semestre, a universidade está deixando de receber receita por, no mínimo, 4 anos”. Nesse cenário, o impacto financeiro é extremamente forte e gera uma perda altíssima de receita para a universidade, completa Hipólito.

Cerca de 70 pessoas, entre dirigentes de instituições de ensino e especialistas na área educacional participaram da cerimônia de abertura do Seminário que contou com a presença do Diretor Geral da Universia Brasil, Luis Cabañas, do vice-presidente do CRUB, reitor Oscar Hipólito (Anhembi Morumbi), do Diretor de Políticas e Programas de Graduação da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, Prof. Dilvo Ilvo Ristoff, e do membro do Conselho Deliberativo do CRUB e reitor da Universidade de Brasília (UnB), Prof. Ivan Camargo.

Palestra de Abertura

foto baixa oscarA palestra de abertura foi proferida pelo o curador do evento e expert no tema da evasão, reitor Oscar Hipólito que debateu sobre o panorama do setor educacional.

Para Hipólito, as principais causas gerais da evasão são: a inadaptação ao ensino superior e falta de maturidade, a formação básica deficiente, a dificuldade financeira, a irritação com a precariedade dos serviços oferecidos, a falta de motivação e atenção dos professores, as dificuldades com o transporte e alimentação, e a mudança de curso ou de residência.

O reitor também discorreu sobre as principais razões da evasão trazendo para conhecimento dados do Instituto Lobo. Ao final da apresentação ele apresentou sugestões de combate à evasão, dentre elas destacamos: a criação de um grupo de trabalho encarregado de reduzir a evasão, determinar as causas da evasão, estimular a visão da IES centrada no aluno, tornar o ambiente e o trânsito na IES agradáveis aos alunos.

Cases

Na oportunidade foram apresentados dois cases sobre a Gestão e Monitoramento da Evasão. O primeiro case apresentado foi o da Anhembi Morumbi, no qual a reitora de EAD da Laureate Brasil, Josiane Tonelotto trouxe aos presentes os principais pontos do Projeto Calouro: Ação Antievasão no Ensino Superior. Para Josiane, a evasão é um problema que afeta todas as instituições de ensino superior no país e no exterior, sejam elas públicas ou privadas, trazendo prejuízos de ordem financeira e social.

Já o segundo case foi sobre a experiência do Centro Universitário do Norte (UNINORTE), onde a professora Carla Sena apresentou as ações implantadas no Centro Universitário no tocante ao combate à evasão de seus alunos.

Evasão na Educação à Distância

Na parte da tarde o professor Dr. Luciano Sathler, diretor da Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED), falou da Evasão no Contexto da Educação a Distância, trazendo ao conhecimento de todos as bases legais do Novo Marco Regulatório e os dados da ABED sobre a evolução de matriculados, as estatísticas da evasão e os modelos de atuação em EAD, além de falar sobre os principais fatores que influenciam na evasão da Educação a Distância. O professor também apresentou um vídeo sobre famoso o estudo de caso da Harvard Business School (clique aqui para assistir ao vídeo).

Como prever a Evasão

O professor do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Paulo Cobbe apresentou um modelo preditivo de Evasão. O professor falou sobre os desafios das IES no combate à Evasão, e sobre o planejamento estratégico do modelo preditivo.

Segundo Cobbe, a intenção de um aluno evadir geralmente é identificada pela IES somente quando o aluno dá entrada em um pedido de transferência ou após o abandono.

foto oficial baixa

Finalmente as conclusões do evento foram feitas pela profª. Josiane Tonelotto, o encerramento desta segunda edição do Seminário de Evasão no Ensino Superior ficou a cargo do diretor geral da Universia Brasil, Luis Cabañas que agradeceu a presença de todos, oportunamente convidando os presentes a participarem do próximo seminário da Universia que discutira o papel do professor na universidade contemporânea. O seminário ocorrerá no próximo dia 4 de novembro, na Torre Santander, em São Paulo. Este evento também conta com a co-realização do CRUB e o chairman será o presidente do Conselho de Reitores, Dr. Benedito Guimarães.

Com informações da Universia Brasil

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010