8º FinancIES discute geração de valor nas Instituições de Ensino Superior do País

banner 8 financies

Diante da crise financeira que afeta diversos setores da economia brasileira, incluindo a educação, e dos problemas enfrentados com a mudança de regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e atraso nos repasses da União para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a edição deste ano do Fórum dos Executivos Financeiros para as Instituições de Ensino Privadas do Brasil (FinancIES) leva as discussões para o centro das decisões no País: Brasília (DF).

Com o tema “Meritocracia Efetiva! Gerar Valor para a Instituição de Ensino”, o evento reunirá gestores de instituições de ensino superior de todas as regiões do País, nos próximos dias 24 e 25 de novembro, na sede do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), na Capital Federal. Neste ano, a programação terá inovações como a exclusiva Sala Fies, com discussões técnicas sobre a operação e compromissos do programa, além de outras alternativas para financiamento estudantil.

O FinancIES, que chega à oitava edição e se consolida no cenário nacional como importante fonte para troca de experiências, interação com profissionais de renome e exposição de ideias, cases e estratégias de sucesso na área educacional, é um evento único, idealizado por executivos financeiros das IES para os próprios profissionais da área. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no site.

“Vamos promover uma ampla discussão sobre os métodos e meios para gerar, reconhecer, desenvolver e reter talentos em todos os setores das IES. Esta é hoje uma das nossas principais preocupações, por isso a importância do FinancIES, que sempre debate temas atuais”, destaca o presidente do Fórum e membro do Conselho Consultivo da Universidade Braz Cubas (UBC), professor Iram Alves dos Santos, acrescentando que a expectativa é extremamente positiva. “Devemos contar com cerca de 250 participantes vindos de várias partes do País. Neste ano, a instituição anfitriã é o CRUB e teremos a presença de seu atual presidente, o professor Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), de São Paulo. Além disso, na Sala Fies, haverá uma conversa ampla e aberta sobre financiamento educacional”, conta Santos.

Segundo o presidente do FinancIES, as experiências e discussões das edições anteriores – realizadas na Capital e em Florianópolis (SC) – contribuem para a adoção de novas prátifcas, soluções e estratégias de trabalho nas instituições de ensino participantes. “Tenho certeza absoluta que será assim novamente. Até nossa última edição, isso sempre ocorreu de forma consistente e positiva”, revela.

Entre os diferenciais desta edição, o vice-presidente do FinancIES, professor Adriano Dias Souza, diretor financeiro da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), destaca o debate sobre meritocracia como alavanca para obter melhores resultados nas IES. “Discutiremos políticas públicas e privadas que gerem valor para a instituição de ensino, visão de modelos de meritocracia para desenvolvimento com sucesso, tendências econômicas e políticas para o próximo exercício e a reflexão da educação com questão de Estado.

Pela parceria do CRUB e por instalarmos a Sala FIES, para debate do status do programa de financiamento estudantil do Governo Federal e alternativas privadas ao modelo de financiamento para captação e retenção de alunos, acreditamos que teremos casa cheia”, completa o vice-presidente do Fórum.

Na opinião de Souza, atualmente, um dos principais desafios das instituições de ensino superior é manter sustentabilidade e foco. “Por isso, o financiamento do aluno e da IES, em tempos de crise, deve ser discutido com experts no assunto, buscando o máximo dos seus ativos de competência. O FinancIES vai proporcionar isso e também a aplicação imediata de alternativas de gestão por mérito, de mecanismos de captação e retenção de alunos, além da visão de outros palestrantes na busca da sustentação e do crescimento dos negócios”, conclui o vice-presidente.

Programação

O 8º FinancIEs tem início no dia 24 de novembro, às 8h30, com a recepção dos participantes. A abertura oficial está marcada para as 9 horas e será feita pelo presidente do Fórum, professor Iram Alves dos Santos, que em seguida passará a palavra ao presidente do CRUB, Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo. Na sequência, haverá a discussão sobre o tema “Políticas Públicas e Privadas na Geração de Valor para as IES”.

Após o almoço, acontecerá a Dinâmica de Grupo – Estudo de Caso, considerada um dos pontos altos do evento, com o envolvimento de todos os participantes, a partir das 13h30. Em seguida, haverá o “Momento Benchmarking – Boas Práticas de Mercado”, a palestra “Relação Construtivista da Gestão Municipal e o Desenvolvimento do Ensino Superior – Case de Mogi das Cruzes”, sob o comando de Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), prefeito de Mogi das Cruzes, e o coquetel de encerramento do primeiro dia de atividades.

Já no dia 25 de novembro, a abertura ficará por conta da palestra “Visão Crítica do Modelo de Meritocracia”, às 9 horas, com o diretor da Page Executive, Fernando Andraus. Na sequência, estão programados o “Momento Benchmarking II”, a palestra “A Função Associativista na Geração de Valor para a Instituição de Ensino”, apresentada pela presidente da Federação Nacional de Escolas Particulares (Fenep), Amábile Pacios, e o almoço com líderes da educação superior.

No período da tarde, às 13h30, haverá a discussão sobre “Tendências Políticas e Econômicas 2016/19”; a palestra “A Geração de Resultados Superiores a Partir da Meritocracia Corporativa”, com Antonio Silvano Szezecimski, sócio da Rharte – Meritocracia Corporativa; apresentação de pesquisas sobre o ensino superior desenvolvidas pelo diretor para o Brasil da Survey Monkey, Rodolfo Ohi; e as palestras “Contribuição da Instituição de Ensino Superior na Construção de uma Sociedade Participativa e Solidária”, sob o comando do diretor da ONG Civilização Participativa e Solidária, Osvaldo Della Giustina, e “Educação, Função de Estado ou de Governo?”, com o senador Cristovam Buarque (PDT). No encerramento estão programados sorteio de brindes e coquetel de confraternização.

O FinancIES

O Fórum dos Executivos Financeiros para as Instituições de Ensino Privadas do Brasil é uma instituição representativa formada por executivos financeiros das Instituições de Ensino Superior Privadas do Brasil: instituições integralmente particulares, comunitárias, confessionais e filantrópicas. São aproximadamente 1,2 mil executivos financeiros desta grande confraria de norte a sul do Brasil.

O FinancIES está interligado pelas redes sociais e comunicação convencional com instituições de grandes metrópoles e também de pequenas cidades do País, e é o único fórum feito por e para executivos financeiros de Instituições de Ensino Superior.

Mais informações sobre inscrições e hospedagem durante o evento podem ser obtidas no site www.financies.com.br.

Serviço:

Faça sua inscrição aqui.*As vagas são limitadas.
Dias 24 e 25 de novembro de 2015 – Brasília, DF
Local: sede do CRUB – Prédio da Associação Médica de Brasília – AMBR no Setor de Clubes Esportivos Sul – SCES, Trecho 3, Conjunto 6, Brasília, DF, 70200-003

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010