CRUB participa de Fórum dos Executivos Financeiros em Florianópolis

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) participa nesta quinta-feira (27) e amanhã (28), em Florianópolis, da 7° edição do Fórum dos Executivos Financeiros para as Instituições de Ensino Privadas do Brasil (FinancIES), sob a temática da criação de valor na IES: O planejamento estratégico focado no empreendedorismo, gestão de portfólio e novas rendas. O Conselho de Reitores é uma das Instituições apoiadoras do 7º FinancIES.

O evento único, que se consolida no cenário nacional conta com participantes de todas as regiões do País, visando uma troca de experiências, interação com profissionais de renome e exposição de ideias, cases e estratégias de sucesso.

 

“Como estamos em um período pós-eleição, a discussão será muito rica por conta do futuro cenário político e da linha que será adotada pelo governo. Hoje, uma das preocupações das instituições de ensino superior é o financiamento da educação e vamos discutir o peso da participação dos governos Federal, Estadual e Municipal nisso, além de questões como os valores agregados pelas universidades na sociedade e vice e versa”, detalha o presidente do FinancIES e membro do Conselho Consultivo da Universidade Braz Cubas (UBC), professor Iram Alves dos Santos, acrescentando que as expectativas para o evento são as melhores possíveis, já que o número de inscritos, representando instituições de ensino de todo o País, surpreende os organizadores.

 

Outro ponto destacado por Santos é a troca de informações e experiências durante as apresentações de cases, dinâmicas de grupos – com intenso envolvimento de todos os participantes – e palestras. “Pelos relatos de edições anteriores, este relacionamento que se cria a partir do FinancIES contribui para a adoção de novas práticas, soluções e estratégias de trabalho nas instituições de ensino. Com isso, o evento ganha dimensão cada vez maior. Ele começou com público reduzido, no ano de 2006, em Santa Catarina, para onde volta agora após as edições realizadas em São Paulo, como estratégia de descentralizá-lo e comemorar os 50 anos da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), a nossa anfitriã”, completa o presidente.

 

Programação

Hoje o evento teve sua abertura oficial  às 8h30, com o presidente do FinancIES e membro do Conselho Consultivo da UBC, professor Iram Alves dos Santos. Em seguida, o reitor da Unisul, Sebastião Salésio Herdt, proferiu a palestra “O desafio na gestão do portfólio de bolsas e financiamentos ao estudante”.

 

Ao decorrer deste primeiro dia de evento, haverá a apresentação de vários cases, dentre eles: “A diversificação de fontes de renda para a sustentação da IES”, sob o comando do reitor do Centro Universitário Sociesc de Joinville (SC), professor Sandro Murilo Santos; a Oficina do Aprendiz “Gestão de Recursos no Planejamento Estratégico”, com o professor Osvaldir Viegas; a dinâmica de grupo “O Planejamento Estratégico Focado no Empreendedorismo, Gestão de Portfólio e Novas Rendas”, com o superintendente executivo do Grupo Educacional Unis, de Varginha (BH), Jeferson Vinhas; além das palestras “Empreendedorismo em Startups e o papel das Universidades”, com o sócio do StartSe InfoMoney, Junior Borneli; e “Novas Alternativas de Financiamento Estudantil Privado como Parte do Planejamento Estratégico e Sustentabilidade do Negócio”, com o presidente da Ideal Invest, Carlos Furlan.

 

No segundo e último dia de atividades, a abertura ficará por conta da palestra “A Educação Superior como Política de Governo”, que será comandada pelo deputado federal Pedro Uczai (PT/SC). Em seguida, haverá a discussão do tema “Fatos e Dados da Educação Superior e Tendências para os Próximos Anos”, com o presidente da Hoper Educação – consultoria especializada para as IES -, Ryon Braga; a cerimônia de posse dos delegados estaduais do FinancIES; e a apresentação do resultado de pesquisas por conta de Rodolfo Ohl, country manager da SurveyMonkey no Brasil.

 

No período da tarde será a vez da palestra “Tendência Macroeconômica para 2015”, com o diretor da Soluções Projetos, Roberto Cavalcanti; do managing director investment banking, Cristiano Guimarães, do Itaú BBA; divulgação e premiação dos trabalhos desenvolvidos na dinâmica de grupo; abordagem do “Case Kroton – Crescimento por Aquisições, Bolsa de Valores e o Desafio de Processos Uniformes e Garantia de Qualidade”, com Frederico Brito e Abreu, CFO da Kroton SA; a palestra “Educação – A Força Transformadora do Futuro”, com o presidente do Conselho de Administração do Grupo Anima de Educação e Cultura e reitor da Unimonte (Santos – SP), Ozires Silva; e o encerramento oficial, com sorteio de brindes e coquetel de confraternização.

 

Mais informações sobre inscrições e hospedagem durante o evento podem ser obtidas no site www.financies.com.br.

 

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da UNISUL

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010