Curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali lança livro sobre o patrimônio edificado em Nova Trento

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) lançou nesta quarta-feira, 22, o livro Nova Trento em Traços e Cores. A obra foi produzida pelo Núcleo de História e Teoria (NHAU) e elaborado com a participação dos professores Alessandra Devitte, Cecília Serra Garcia, Giselle Carvalho Leal, Diva de Mello Rossini, Timóteo Schroeder e ilustrações de Rudinei Carlos Scaranto Dazzi.

O livro traz um registro do patrimônio edificado do município de Nova Trento, em Santa Catarina, e busca estimular a proteção e a valorização da arquitetura local. “Por meio da memória, da pesquisa científica e da sensibilidade do artista e professor Rudi Scaranto Dazzi este livro retrata o árduo trabalho dos imigrantes e colonizadores italianos da comunidade de Nova Trento. Após anos de visitas técnicas à região acreditamos que esta obra literária é também uma forma de preservar e divulgar a importância do patrimônio arquitetônico do local”, explica a professora Alessandra Devitte.

A publicação, escrita em português e traduzida para italiano, tem 87 páginas com pesquisa histórica e 40 ilustrações.

“Nova Trento sempre foi um local muito importante para as visitas técnicas dos acadêmicos se considerarmos o seu belíssimo e muito bem preservado patrimônio arquitetônico e cultural. Muito mais do que uma obra que reúne documentos e história, esta publicação tornou-se uma obra de arte com as aquarelas do artista plástico e professor Rudinei Carlos Scaranto Dazzi”, ressaltou o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, professor Carlos Alberto Barbosa de Souza.

O lançamento do livro aconteceu no Circolo Trentino di Nova Trento. O evento teve a presença do reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, do diretor da Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade, professor Hans Peder Behling, do prefeito de Nova Trento, Tiago Dalsasso, e do secretário de Turismo de Nova Trento, Rodrigo Bonecher.

Livro Nova Trento 23-06-2022 (2).jpg

A publicação será distribuída gratuitamente e pode ser encontrada na prefeitura de Nova Trento e nas bibliotecas dos campi da Univali.

Fonte/Foto: Univali