Curso de educação étnico-racial está com inscrições abertas em 7 IES

Prazos variam de 19 de janeiro a 5 de fevereiro. Aulas terão início em março e serão realizadas por meio do sistema UAB

Sete instituições de educação superior (IES) estão com inscrições abertas para o curso de Extensão, Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola. Os prazos para apresentação das candidaturas variam de 19 de janeiro a 5 de fevereiro.

Na Universidade Federal de Goiás (UFG), as inscrições se encerram no próximo domingo, 19 de janeiro. O dia 24 deste mês é prazo final para candidaturas às vagas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), enquanto para o Instituto Federal do Amapá (Ifap) a data final é 31 de janeiro.

Nas universidades federais do Pará (UFPA) e Tocantins (UFT), as inscrições vão até 3 de fevereiro. Já na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o prazo termina no dia 5 do próximo mês. No caso do Instituto Federal de Goiás (IFG), as candidaturas têm um processo contínuo e vão até o encerramento das vagas.

A relação das instituições que aderiram à formação está disponível na página de Cursos Nacionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no site da CAPES. Ao todo, serão ofertadas 150 mil vagas. Com carga horária de 120 horas, as aulas terão início em março de 2025 e serão ministradas em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A iniciativa é uma parceria da CAPES e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC). O curso é composto por quatro módulos: Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro; Culturas e territorialidades; Educação Antirracista na Prática, e Gestão Democrática para a Diversidade.

O objetivo do curso é fomentar o letramento racial de profissionais que atuam na educação básica e contribuir para a formação de professores e gestores de acordo com os princípios da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e Educação Escolar Quilombola (EEQ). A formação também visa promover o desenvolvimento de conhecimentos, saberes e práticas pedagógicas que valorizem tradições, culturas e línguas ancestrais ligadas à presença negra e quilombola.

Fonte:  CGCOM/CAPES