Curso de Enfermagem da Unijorge realiza atendimento virtual e gratuito

Entre os serviços oferecidos estão atendimento às gestantes e a pacientes com feridas de baixa e média complexidade. Saiba como se inscrever.

Em tempos de pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a Unijorge está empreendendo diversas ações sociais que colocam o conhecimento de seus alunos e profissionais do curso de Enfermagem em prol da comunidade. Estão sendo prestados atendimentos gratuitos, on-line, a gestantes, puérperas e a pacientes portadores de feridas de baixa e média complexidade. O objetivo dessas ações é transformar as experiências nesse período de isolamento, através do conhecimento, levando cuidado, segurança e orientação para quem precisa.

Orientações sobre os sinais de trabalho de parto, a amamentação, os cuidados com o recém-nascido, autocuidado, além de precauções para evitar a contaminação pela Covid-19 são algumas das informações que são prestadas por estudantes e profissionais do curso de Enfermagem da Unijorge durante o atendimento virtual às mulheres. A iniciativa gratuita já beneficiou 250 gestantes e espera beneficiar muito mais até o final da pandemia. O projeto de atendimento a gestantes é uma parceria com a Maternidade Tsylla Balbino. As interessadas podem se inscrever pelo telefone (71) 99611-6919.

“As gestantes vivem um momento de dificuldade assistencial em virtude do afastamento social. Atualmente a assistência pré-natal encontra-se fragilizada pelo isolamento social. Ações educativas, rodas de gestantes, orientações individuais, dentre outras atividades que compõem o cuidado à gestante e a puérpera estão comprometidas, seja pelo receio da mulher sair de casa e se expor, seja pela necessidade de algumas unidades restringirem o número de atendimentos à população devido aos riscos da contaminação pelo novo Coronavírus. Dessa forma, as gestantes estão mais vulneráveis a riscos”, explica a coordenadora do curso de Enfermagem da Unijorge, Milena Bastos, Enfermeira, Mestre em Medicina e Saúde.

Os atendimentos online acontecem de segunda a sexta feira, das 8h às 12h, por telechamadas, videochamadas ou mensagem de texto, como a paciente escolher. Durante os encontros – que devem ser realizados, pelo menos, no primeiro, segundo e terceiro trimestre de gestação, são oferecidas orientações quanto vinculação à maternidade de referência, sobre pré-parto, parto e puerpério (período de 45 a 60 dias após o parto), além de cuidados com o recém-nascido e a amamentação.

Milena Bastos explica que as principais dúvidas das gestantes permeiam o parto, a presença de acompanhante na maternidade, a amamentação e os cuidados com o recém-nascido. “Esta ação de responsabilidade social é um projeto piloto, que busca amparar as mulheres num momento tão sensível como é o gestacional e pós-parto, associado ao momento de pandemia e isolamento social, que estamos tendo que nos adaptar, os resultados podem apoiar o sistema de saúde na adoção de novas estratégias de melhor alcance das medidas de saúde à população em geral”, afirma.

Orientações sobre feridas

Além das orientações às gestantes, o curso de Enfermagem da Unijorge também realiza o Consulta online de Enfermagem para pacientes com feridas de baixa e média complexidade. Por meio de videochamadas os pacientes são orientados sobre cuidados com a ferida, materiais a serem utilizados para os curativos, facilitando a cicatrização e o reestabelecimento da sua saúde, cuidados de saúde em geral, sinais de melhora ou piora da sua condição clínica, condutas a serem tomadas diante dessa condição. Esse atendimento acontece às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do preenchimento do formulário online.

Milena Bastos – Enfermeira e Mestre em Medicina e Saúde.
Coordenadora do curso de Enfermagem da Unijorge

Foto: DIVULGAÇÃO/UNIJORGE

Fonte: G1