Curso on-line da Unoeste aborda volta às aulas com segurança

Atividade gratuita para toda a comunidade acadêmica da Unoeste foi desenvolvida nos moldes de iniciativa do curso de Odontologia

Mantendo a postura de cuidado e preocupação com toda a sua comunidade acadêmica e pensando no retorno gradual das atividades e aulas, a Pró-reitoria Acadêmica (Proacad) da Unoeste oferece o curso on-line gratuito “Volta às aulas com segurança”. A capacitação é para todos os alunos e professores dos cursos de graduação e pós nas modalidades presencial e a distância (EaD) da universidade. Todo o material já está disponível, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, também conhecido por Aprender.

A professora doutora Eliane Cristina Gava Pizi está à frente da iniciativa. Coordenadora do curso de Odontologia, ela revela que essa prática foi projetada nos moldes de um trabalho desenvolvido com os futuros dentistas em junho. “Sentimos que havia uma necessidade de capacitar e atualizar os nossos alunos em relação à biossegurança nesse momento de pandemia da Covid-19. Dessa forma, promovemos uma capacitação on-line com aulas teóricas de vários assuntos como a definição do vírus, formas de contágios e aspectos específicos, como quais os equipamentos de proteção que seriam usados nas clínicas e o que se deve fazer para a diminuição do aerossol gerado nesses ambientes, dentre outros pontos”.

Ela comenta que, na época, todos os estudantes e professores do curso realizaram a ação, que foi bem interativa. “Durante dez dias, promovemos games, mural, fórum de discussão, vídeos demonstrativos explicando a paramentação e a desparamentação, além de um questionário para a avaliação do aprendizado dos participantes”.

Sobre a atividade destinada a toda comunidade acadêmica, Eliane explica que a ideia é divulgar e reforçar informações que vêm ao encontro do Plano de Retomada das Aulas Presenciais da universidade. “Trazemos uma proposta mais geral. O primeiro módulo tem caráter informativo e traz vídeos gravados por diversos professores da instituição. Já o segundo aborda algumas estratégias de prevenção. Para tanto, serão realizadas miniconferências, vídeos demonstrativos sobre o certo e o errado no ambiente acadêmico, games para reforçar o aprendizado e questionários em formatos de quiz para a obtenção de um feedback sobre tudo que será realizado”.

Experiência acadêmica

Carolina Pelosi Alves é do 6º termo de Odontologia e participou da atividade promovida no curso on-line. “Foi bem interessante e muito importante, principalmente neste momento que estamos vivendo que é o nosso novo normal. Outro aspecto relevante foi a troca de experiência que tivemos com os professores que nos deixa mais seguros para a volta às aulas”.

Colaboradores

Eliane explica que o curso on-line “Volta às aulas com segurança” também será aberto aos funcionários de todos os setores da instituição. “Todavia, estamos preparando um material diferenciado em formato de infográfico interativo para também reforçar as medidas de higiene, de prevenção e de segurança contidos no Plano de Retomada da Unoeste”.

Foto: Gabriela Oliveira

Fonte: G1 e Unoeste