De Caruaru para o mundo: universitária Asces-Unita participou de cúpula da ONU, em Genebra

A estudante de Relações Internacionais do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), Heloísa Marques, participou do Global Youth Summit Conference 2025, em Genebra, na Suíça. O encontro foi promovido pelo Youth Center for Dialogue and Peace (YCDP) em parceria com o United Nations Institute for Training and Research (UNITAR) e aconteceu na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

A conferência reuniu jovens de várias partes do mundo para debater, trocar experiências e cocriar soluções para desafios da agenda internacional. Foram dias de oficinas, diálogos e networking, que permitiram uma imersão em diferentes realidades culturais, sociais e políticas.

Segundo  Heloísa, um dos momentos mais marcantes foi a oportunidade de se apresentar na sede das Nações Unidas. Representando o Brasil, a caruaruense discursou sobre a atuação das mulheres latino-americanas em práticas sustentáveis, ressaltando como elas se reinventam diante das mudanças climáticas por meio da agroecologia, do reaproveitamento de recursos e da construção de redes comunitárias baseadas no cuidado e na resiliência.

“A experiência foi única e inspiradora. Cada palavra dita ali refletia não só a minha voz, mas também a de muitos jovens que não puderam estar presentes. Foi emocionante perceber que, apesar das diferenças culturais e sociais, jovens do mundo todo compartilham a mesma urgência por um futuro mais justo e verdadeiramente representativo”, destacou.