Definido o cronograma do Censo Superior 2023

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estabeleceu o cronograma do Censo da Educação Superior 2023. A Portaria com as datas e os procedimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa quinta-feira, 30 de novembro. A coleta dos dados começa em 1º de fevereiro e vai até 14 de junho de 2024.

As informações devem ser declaradas pelo recenseador institucional, que é indicado pelo representante legal da instituição de educação superior (IES). O representante legal da IES é o responsável pela exatidão e fidedignidade das informações prestadas ao Censo da Educação Superior.

Os procedimentos deverão ser realizados, por meio do Sistema Censup, por todas as instituições federais, estaduais, municipais, privadas, comunitárias ou especiais que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Entre 13 e 24 de maio, o Inep verificará (in loco ou por videoconferência), em instituições selecionadas, a declaração dos dados censitários. O período de ajustes das informações será de 13 de maio a 14 de junho. Já a divulgação dos resultados finais da pesquisa está prevista para 27 de agosto de 2024.

Recenseadores – Em 24 de janeiro, começa o período de atualização cadastral dos recenseadores institucionais, responsáveis por preencher os formulários eletrônicos, verificar e corrigir inconsistências de dados, bem como responder a questionamentos do Inep acerca das informações declaradas.

Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de nível superior que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, bem como sobre seus alunos e docentes. Após a divulgação dos resultados finais, as informações coletadas passam a figurar como dados oficiais.

Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep