Desafio do Sebrae apresenta empreendedorismo a estudantes universitários

 

 

 

Estudo inédito realizado pelo Sebrae aponta que em 2011 cerca de 700 mil jovens com graduação universitária eram donos de seu próprio negócio. Esse número é quase o dobro dos 370 mil registrados em 2001. Atento a essa realidade, o Sebrae vai disponibilizar a partir dessa quinta-feira (12) uma ferramenta que integra as diferentes soluções da instituição para desenvolver as capacidades empreendedoras de quem está se preparando para entrar no mercado de trabalho.

 

 

São jogos gratuitos na internet, cursos – muitos deles sem custos –, disciplina que ensina conceitos de empreendedorismo dentro da Universidade e bate-papo com especialistas, que irão passar noções de marketing, fluxo de caixa, recursos humanos e liderança. “O número de jovens brasileiros com curso superior que optam por criar sua própria empresa evidencia a importância, cada vez maior, de incorporar o ensino empreendedor à formação dos brasileiros. Um médico, dentista, advogado ou arquiteto, por exemplo, sai da faculdade e monta seu próprio consultório ou escritório, mas não tem nenhuma noção de administração. Se aprender sobre gestão, as chances de sucesso serão maiores”, explica o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

 

 

Prêmios

 
Os três primeiros colocados de cada unidade da federação receberão um smartfone, um kit estudante e um troféu. A final nacional será disputada presencialmente pelos primeiros colocados de cada estado, ou seja, 81 finalistas (três por estado). Os estudantes participarão de atividades em que terão que lidar com situações de convivência, administração do tempo para cumprir os prazos e tomar decisões gerenciais que definirão o sucesso da empresa.

 

 

Os prêmios para os três primeiros lugares nacionais são um tablet, uma viagem internacional de até dez dias a um centro de referência mundial em empreendedorismo e um troféu. Os vencedores conhecerão universidades, instituições de fomento e empreendimentos locais. O local da final nacional e da viagem-prêmio serão revelados durante a disputa. Na final nacional, a competição será realizada em equipe, formada pelos três finalistas de cada estado.

 

 

Inicialmente, o Desafio Universitário Empreendedor entrará no ar em uma versão Beta, que está sendo testada e aprimorada e recebendo sugestões e críticas dos participantes. A nova ferramenta substitui o antigo Desafio Sebrae, jogo simulador de negócios que durante 13 anos teve a participação de mais de um milhão de estudantes. Na nova disputa, a instituição de ensino e os professores também ganharão prêmios pelo número de indicações que receberem on line dos alunos. Para aqueles que não têm internet à disposição, é possível baixar os jogos e depois, quando conectar, atualizar os pontos marcados, os cursos feitos e interagir na plataforma.

 

 

 

Mais informações

 

Mais informações podem ser consultadas na página do Desafio Universário Sebrae 

 

Com informações de Mariana Ramos, da Assessoria de Comunicação do SEBRAE