Diretora-geral da OMS debate ações para o combate ao Aedes aegypti

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participou nesta terça-feira, 23, da Reunião de Alto Nível entre autoridades brasileiras e a diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan. A representante da OMS está no Brasil a convite do governo brasileiro para acompanhar a mobilização do país no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti e combate à epidemia do vírus Zika. O ministro da Educação esteve acompanhado dos ministros da Defesa, Aldo Rebelo, e da Integração Nacional, Gilberto Occhi, além da diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa Etienne.

Margaret Chan tem acompanhado o aumento de casos de infecção pelo Zika em diversos países, bem como a possível relação da doença com casos de malformação congênita como a microcefalia. Durante o encontro com os ministros brasileiros, Chan elogiou a liderança do governo brasileiro nas campanhas de enfrentamento do problema.

“O Brasil é líder no controle da Zika, comparado a outros países. Nunca tinha visto antes um envolvimento e uma liderança tão forte de um presidente para com um problema como esse. Tanto na velocidade quanto na seriedade e escala das ações de combate à doença”, ressaltou. Chan também destacou a iniciativa brasileira de envolver a comunidade e líderes religiosos no papel de mobilização nacional.

Sobre o cenário para os Jogos Olímpicos no próximo semestre, no Rio de Janeiro (RJ), a representante da OMS disse estar confiante no trabalho do governo em conjunto com seus parceiros, a OMS e a OPAS. Disse estar segura de que todos os planos de trabalho preventivos para participantes e atletas estejam implementados com empenho para o combate ao Aedes aegypti. “O mosquito é teimoso, mas não irá vencer o Brasil”, afirmou.

As informações brasileiras sobre o combate ao mosquito, bem como a pesquisa, o tratamento e o diagnóstico das doenças causadas pelo vetor repassadas pelo Brasil à OMS serão compartilhadas com outros países que enfrentam o mesmo problema. Margaret Chan estará nesta quarta-feira, 24, em Recife (PE), que registra o maior número de casos de microcefalia, e na quinta-feira, 25, deve ir ao Rio de Janeiro (RJ), conhecer o trabalho dos pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Campanha de Mobilização

No dia 19 de fevereiro, o MEC promoveu o Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika. O ministro Aloizio Mercadante e secretários do MEC falaram com estudantes em escolas de várias estados sobre a importância do envolvimento da comunidade escolar no combate ao Aedes aegypti. Estão mobilizadas para a ação as 188.673 escolas de educação básica, as 63 universidades federais e os 40 institutos federais e Centros Federais de Educação Tecnológica, além de diversas entidades do setor educacional. A mobilização nacional da Educação conta com o apoio dos militares para as visitas às escolas e palestras aos alunos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010