Diretoria de Avaliação da CAPES tem nova liderança

Antonio Gomes de Souza Filho é professor titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará e coordenava área junto à Fundação

Antonio Gomes de Souza Filho é o novo diretor de Avaliação da CAPES. Nomeado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 11 de abril, o gestor é professor titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC) e, desde fevereiro de 2023, coordenava a área de Astronomia/Física junto à Fundação e integrava o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), o qual passa a presidir.

O novo diretor é físico, mestre e doutor em Física pela UFC. Recebeu bolsa da CAPES nas duas etapas da pós-graduação stricto sensu. No doutorado, a Fundação custeou seus estudos no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.

Atuante na área de física da matéria condensada com ênfase em nanociência e nanotecnologia, Antonio Gomes de Souza Filho é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 2018, mesmo ano em que recebeu, da Presidência da República, a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico – Classe Comendador. Em 2024, foi eleito fellow da Academia Mundial de Ciências.

Esse currículo, frisa o diretor, só foi possível pela presença do Estado, por meio de uma sequência de políticas públicas, bem como de importantes referências femininas. Umas delas é a sua própria mãe, Maria Gomes de Souza, que era a única professora da região em que nasceu, Jucás (CE). Ele foi seu aluno pelo antigo programa de Escolas Isoladas, da alfabetização à quarta série.

Finalizada esta etapa, precisou ficar um ano sem estudar, por não ter escolas formais próximas de casa. Aos 11 anos, porém, por influência da mãe, passou a percorrer quilômetros de bicicleta para estudar na Escola de 1º Grau Dom José Mauro, onde terminou o ensino fundamental.

Conseguiu uma bolsa e formou-se como técnico em Agropecuária no 2º grau, na Escola Agrotécnica Federal de Iguatu, em regime de internato, o que lhe garantiu ter pouca despesa com mobilidade. Hoje, a escola é uma unidade que integra um Instituto Federal. Antonio lembra que o período vespertino era o seu preferido, pois estudava disciplinas científicas como Física e Matemática.

A segunda referência feminina citada pelo diretor é Helba Araújo que, juntamente com Frank Wagner Carvalho, seus professores do ensino médio, custearam um curso pré-vestibular noturno, pois sabiam que ele desejava ingressar na educação superior. Foi um período de três turnos de estudo. Aprovado com sucesso no vestibular, mudou-se para Fortaleza, com o apoio do Prefeito de Jucás, Antonio Carlile Lavor. Na UFC, foi beneficiado com outra política pública, a moradia estudantil.

Durante a graduação, o novo diretor recebeu bolsa de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  Para conseguir a ida ao MIT, precisou comprovar a proficiência em inglês pelo Toefl, mas, mesmo tendo ficado a três pontos da média no exame, a professora Mildred Spiewak Dresselhaus recomendou seu ingresso na instituição.

Por lá, teve a co-orientação da pesquisadora, pioneira nos estudos sobre as propriedades fundamentais do carbono. A cientista foi mais uma mulher de referência na sua formação e, sobre ela, Antonio Gomes é taxativo: “É uma das grandes cientistas da história da Física e uma pioneira nas discussões da promoção da equidade de gênero nas áreas de Física e Engenharia”.

A partir de sua trajetória, durante a qual o auxílio estatal foi decisivo, o gestor não tem dúvidas: “Em um País desigual como o Brasil, é preciso tratar a educação com políticas públicas, para que mais pessoas tenham oportunidades”. Sobre a área que vai dirigir na CAPES, Antonio afirma que “o processo de avaliação precisa valorizar as iniciativas das instituições que buscam promover a inclusão de forma ampla, sem renunciar à qualidade. Esse efeito indutivo da avaliação é muito importante para termos um sistema de Pós-Graduação representativo para a sociedade”.

Por fim, acrescenta: “O pós-graduando precisa vislumbrar na sua formação um nicho de atuação para além dos institutos de pesquisa e das universidades, e a avaliação precisa induzir um perfil mais diversificado dos egressos para que possam atuar em diferentes setores da sociedade”.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES.

 

Fonte: CAPES