Disponível análise do diploma para o Revalida 2023/1

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta segunda-feira, 23 de janeiro, o resultado da análise do diploma dos inscritos na primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/1. O participante pode conferir se a documentação foi aprovada pelo Sistema Revalida.

O período para interpor recurso ao resultado é de 23 a 27 de janeiro, pelo sistema do exame, com envio de nova documentação. O participante deve anexar e enviar o diploma, frente e verso, em formato PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB. O resultado do recurso será divulgado dia 2 de fevereiro, no Sistema Revalida.

Taxa — Os participantes da primeira etapa do Revalida 2023/1 devem efetuar o pagamento da taxa de inscrição no exame até a próxima quinta-feira, 26 de janeiro. A taxa é de R$ 410 e deve ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) gerada no Sistema Revalida. O pagamento pode ser realizado em qualquer agência bancária ou casa lotérica, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários e respeitando os horários de compensação.

Revalida — Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, de diplomas de graduação em medicina expedidos no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Confira o edital do exame

Acesse o Sistema Revalida

Saiba mais sobre o Revalida 

 

 

Fonte: INEP