Divulgado calendário de atividades da Avaliação para 2024

A CAPES publicou na última quarta-feira, 3 de janeiro, o calendário da Avaliação a ser cumprido em 2024. As atividades incluem preenchimento, chancela e homologação dos dados referentes a 2023 dos programas de pós-graduação (PPG) no Coleta; solicitação, análise e concretização de alterações nos PPG, e apresentação de projetos de cooperação para qualificação de profissionais de nível superior (PCI).

Em relação ao Coleta, o módulo da Plataforma Sucupira que reúne as informações mais relevantes dos PPG, todo o procedimento é realizado pela própria Plataforma. Os coordenadores dos PPG têm até 12 de abril para preencher e chancelar os dados. Já as Pró-Reitorias, ou órgãos equivalentes, deverão homologá-los até o dia 19 do mesmo mês.

Também pela Sucupira, os PPG interessados podem pedir mudanças de nomenclatura, de área de avaliação e de modalidade. Para solicitar alterações na forma de atuação, fusão e migração, o meio a ser utilizado é o Protocolo Digital da CAPES. No primeiro semestre, os programas devem encaminhar as solicitações até 15 de março e, no segundo, de 1º de agosto a 27 de setembro. Os resultados do primeiro período saem até setembro deste ano e do segundo, até março de 2025.

Outro ponto destacado na portaria é o período para apresentação de projetos de cooperação entre instituições (Minter e Dinter). Por meio deles, PPG consolidados de instituições de ensino superior (IES) conduzem turmas de mestrado e doutorado em instituições situadas em regiões afastadas dos grandes centros de pesquisa. As propostas deverão ser submetidas de 5 de fevereiro a 26 de março, para o primeiro semestre, e de 1º de agosto a 27 de setembro, para o segundo. Vale ressaltar que, para os PCI, ainda será publicado um edital específico com mais detalhes sobre as datas e os procedimentos.

 

Fonte: CAPES