Divulgado resultado preliminar do Pibid e Residência Pedagógica

A CAPES publicou a relação das instituições de ensino superior (IES) pré-selecionadas para a oferta de vagas nos Programas Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (PRP). As duas listas estão no Diário Oficial desta quarta-feira, 10. O prazo para apresentação de recursos é de dez dias corridos.

O resultado preliminar traz a classificação das 258 IES com propostas submetidas para o Pibid e 234 para o Residência Pedagógica. De acordo com os editais, o número máximo de instituições abrangidas por cada Programa é 250. O recurso deverá ser enviado à CAPES, pelo Sicapes, no linkhttp://inscricao.capes.gov.br/individual. O parecer da análise de mérito é acessado no mesmo local.

Participam dos Programas instituições públicas, privadas e comunitárias. Haverá uma concessão total de 61.680 bolsas para formação de professores de educação básica, sendo 30.840 no Pibid e 30.840 no Residência Pedagógica. Os resultados finais de ambos os editais têm divulgação prevista a partir de 5 de setembro e o início das atividades deverá ocorrer entre 15 de setembro e 16 de novembro.

Pibid oferece aos alunos da primeira metade do curso uma aproximação prática com o cotidiano da escola. Já o Residência Pedagógica atende aos estudantes que estão na segunda metade da licenciatura, com atividades que contribuem para sua formação teórica e prática e aperfeiçoamento profissional. Nos dois Programas, as atividades dos bolsistas são desenvolvidas na rede pública de educação básica.

Fonte: Capes