Cinquenta e seis pessoas concorrem às duas vagas abertas pelo Master of Fine Arts in Screenwriting, da CAPES e da Fulbright
Está disponível no site da CAPES a relação com as 56 inscrições recebidas pelo Edital nº 2/2025, do Programa Master of Fine Arts (MFA) in Screenwriting (Mestrado Profissional de Formação de Roteiristas nos EUA). Serão ofertadas duas bolsas, com duração de até 24 meses. Quem tiver finalizado a inscrição, mas não encontrar o nome na lista deve enviar o comprovante parainscricao.fulbright@capes.gov.br até quinta-feira, 29 de maio.
A CAPES vai repassar US$ 70 mil a cada selecionado para o pagamento de taxas acadêmicas e administrativas cobradas pelas instituições dos Estados Unidos. Já a Fulbright, parceira da Coordenação no Programa, destinará recursos mensais com valor a depender da localização da universidade e pagará seguro-saúde, passagem aérea e auxílio instalação no valor de US$ 1 mil.
A formação oferecida pelo MFA permite que os profissionais brasileiros vivenciem experiências educacionais e tenham acesso a centros internacionais de excelência na produção de roteiro para a área do audiovisual. A divulgação do resultado preliminar está prevista para até 31 de julho e a do final, até 30 de setembro. As atividades nos EUA começarão a partir de agosto de 2026.
Sobre o curso
O Mestrado Profissional de Formação de Roteiristas nos EUA é oferecido em parceria com a Comissão Fulbright. Os participantes brasileiros vivenciam experiências educacionais voltadas para a qualidade, o empreendedorismo e a competitividade na área, além de complementar a formação técnica e especializada para a produção audiovisual. A iniciativa oferece formação qualificada a profissionais atuantes na área, aumenta a visibilidade internacional da produção audiovisual nacional, estreita as relações entre os dois países e propicia aos mestrandos acesso ao maior mercado da área no mundo.
Fonte: CGCOM/CAPES