Edição 265 da RBEP recorda trajetória do Inep

Está disponível, na plataforma OJS (Open Journal Systems), a edição 265 da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP). O número aborda a trajetória do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que completou 86 anos em 13 de janeiro de 2023, com textos que recordam a história, a identidade e as contribuições da Autarquia para a educação brasileira.

A nova edição da RBEP é composta de variados artigos, frutos da contribuição de 26 autores de diferentes regiões do Brasil e de países do exterior, representando 17 instituições de educação superior.

A publicação apresenta sete artigos na seção Estudos, dois em Seção Comemorativa, dois em Relatos de Experiência e um em Resenhas. As pesquisas apresentadas possuem pluralidade de temas e abordagens, abrangendo educação matemática, educação infantil, educação especial, investigação histórica, formação e profissão docente, exame crítico de políticas curriculares em vigor, incorporação de novas tecnologias ao ensino e cultura da repetência escolar.

Essa é a última publicação da revista em 2022 e termina um ciclo da RBEP que, até então, organizava os artigos em conjunto por número/edição específica. Em 2023, a publicação passará a ser contínua. O novo formato consiste na divulgação individual dos artigos conforme a conclusão do processo editorial. A mudança permitirá a celeridade e o dinamismo das publicações, o que contribui para a transparência e a visibilidade da revista.

RBEP – Criada em 1944, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos é uma publicação veiculada em formato impresso e eletrônico. A revista divulga artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e contribuam para a construção do conhecimento na área de educação. Além disso, são publicados relatos de experiência e resenhas, sendo o público-leitor formado por professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e gestores da área educacional.

Plataforma OJS – A RBEP fica hospedada na plataforma OJS (Open Journal Systems), um sistema eletrônico de editoração de revistas pelo qual as edições podem ser acessadas diretamente. O link para o sistema também está disponível no portal do Inep.

Confira a edição nº 265 da RBEP

Saiba mais sobre a RBEP

Siga a RBEP no Instagram

Siga a RBEP no Twitter

 

 

Fonte: INEP