Prazo para envio de propostas de criação de redes temáticas de instituições de ensino ou pesquisa ficará aberto até 30 de outubro
A CAPES publicou nesta segunda-feira, 14 de julho, o Edital nº 13/2025, que regerá a seleção do Programa Redes para Internacionalização Institucional – CAPES Global.edu. O objetivo é promover a criação de redes entre instituições de ensino superior e de pesquisa do país, com foco no fortalecimento do protagonismo do Brasil no cenário internacional por meio da pesquisa e da pós-graduação. O prazo para inscrições ficará aberto até 30 de outubro.
O trabalho em rede, cooperativo, é o caminho para uma evolução ainda mais consistente do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), observou a presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho. “Redes com instituições em diferentes níveis de internacionalização e de diversas regiões ajudarão a internacionalização a chegar, de fato, a todo o Sistema”, afirmou a gestora ao assinar o edital, na sexta-feira, 11. “O programa é inovador e possibilitará ainda mais a mobilidade intranacional e a relação entre instituições do país”.
As redes se organizarão em torno de temas centrais e serão compostas por quatro a seis instituições, estruturadas em coordenadora e associadas. A coordenadora de cada rede deverá ter programa de pós-graduação (PPG) avaliado com nota 5, 6 ou 7, em áreas do conhecimento relacionadas aos temas definidos pela rede, além de possuir parcerias internacionais consolidadas.
As instituições associadas deverão possuir PPGs recomendados pela CAPES com nota igual ou superior a 3, alinhados aos temas definidos pela rede, além de ter parcerias internacionais em andamento ou em prospecção. É preciso que as participantes estejam situadas em diferentes regiões do Brasil, com pelo menos uma localizada no Norte, no Nordeste ou no Centro-Oeste.
As atividades começarão em 2026 e finalizarão em 2031. Serão concedidos R$ 350 milhões anuais para o programa. Os itens financiáveis incluem missões de trabalho internacionais para viabilização de acordos e execução de projetos, bem como de apresentação de resultados em congressos e eventos, além de bolsas dentro e fora do país, a partir de setembro do próximo ano.
As modalidades das bolsas no exterior são doutorado-sanduíche, professor visitante sênior e júnior, e capacitação de curta duração. No Brasil, as ofertas são para atrair pesquisadores de outros países: professor visitante no Brasil, jovem talento, pós-doutorado e doutorado-sanduíche.
Com a formação das redes, o CAPES-Global.edu se destina a realizar uma aproximação institucional dentro e fora do país, incentivar a formulação de planos estratégicos de internacionalização pelas instituições participantes, estimular o aperfeiçoamento da governança da internacionalização, entre outros pontos. As instituições podem participar em mais de uma rede, desde que em temas diferentes.
O CAPES Global.edu prevê, ainda, parceria com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), que poderão aderir ao edital mediante manifestação de interesse. As FAPs poderão aportar recursos de custeio diretamente às instituições de seus estados, participantes das redes aprovadas.
“A internacionalização precisa ser transversal, ou seja, deve permear toda a cultura das instituições”, afirmou o diretor de Relações Internacionais da CAPES, Rui Oppermann. “E a melhor maneira de assegurar que esse trabalho seja feito é pela formação de redes, com a cooperação institucional, compartilhamento de experiências e conhecimentos entre as Instituições participantes envolvendo suas áreas de ensino, pesquisa e extensão”, disse.
Dois normativos antecederam o edital. O Programa CAPES Global.edu foi instituído pelas Portarias nº 74/2025, publicada em 31 de março e Portaria nº 79/2025, de 5 de abril.
Participação da Elsevier
Uma das principais parceiras da CAPES no âmbito do Portal de Periódicos, a editora Elsevier disponibilizará três meses gratuitos à plataforma SciVal para as instituições candidatas ao CAPES Global.edu. Trata-se de um apoio estratégico fundamental ao processo de elaboração das propostas. Denise Pires de Carvalho e o diretor regional de Soluções para a América Latina, Mario Ríos Ospina, firmaram a parceria no dia 11 de julho.
Presente à reunião de assinatura, o diretor de Programas e Bolsas no País da CAPES, Luiz Pessan, afirmou que a parceria “é uma contribuição enorme. Por onde andamos a comunidade demanda o acesso”. Esse acesso permitirá que as instituições realizem um diagnóstico aprofundado de sua produção científica e de suas áreas de expertise, possibilitando a definição de temas estratégicos baseados de forma mais madura. Dessa forma, se fortalece a qualidade e a relevância das propostas apresentadas, contribuindo para o alinhamento às demandas globais e para o alcance dos objetivos do programa.
Para mais informações, o contato é capesglobal.edu@capes.gov.br.