Exame tem como objetivo auxiliar estados e municípios na seleção de docentes para suas redes de ensino
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) concluiu a aplicação da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) em todo o país. O exame, criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o nível de conhecimento e a formação dos futuros professores das licenciaturas, tem como objetivo auxiliar estados e municípios na seleção de docentes para suas redes de ensino.
Os participantes responderam às questões de Formação Geral Docente, que contou com 30 questões objetivas e uma discursiva, voltada à análise de aspectos como clareza, coerência, coesão, argumentação e domínio da norma-padrão da língua portuguesa.
Já a prova de Componente Específico teve 50 questões de múltipla escolha voltadas para situações-problema e estudos de caso da área de formação de cada participante. Foram avaliadas 17 áreas de licenciatura.
PND – A PND faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.
Diretrizes – A Portaria n.º 399/2025 dispõe sobre as regras e os procedimentos para realização da PND. A prova tem a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que, desde a sua edição em 2024, tem enfoque nos cursos de formação docente. A PND será aplicada anualmente.