Enem 2016 recebe mais de 8,6 milhões de confirmações e supera 2015 em quase 1 milhão

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 tem 8.627.194 inscrições confirmadas. Esta edição tem quase um milhão de inscritos a mais do que a de 2015, que contou com 7.746.057 candidatos confirmados. O dado foi divulgado em entrevista coletiva nesta segunda-feira, 30, pelo Ministério da Educação.

Para o ministro Mendonça Filho, os números mostram uma consolidação positiva para este ano. Ele recomenda aos participantes que estejam atentos ao calendário oficial para que tudo transcorra bem. “Neste ano enfatizaremos transparência e segurança. Todo esforço para que a gente possa ter um Enem com sucesso será empreendido”, ressaltou.

As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro, em todos os estados e no Distrito Federal. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (de Brasília). Já o exame vai começar às 13h30. O período total de duração das provas permanece de quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo. A realização do Enem é coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Para a presidente do Inep, Maria Inês Fini, a evolução das inscrições mostra que o crescimento está equivalente à edição de 2015. “Por estado a distribuição foi equilibrada. Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro foram os que cresceram menos e ainda assim superam o número de inscrições confirmadas em relação ao ano anterior.”

A nota do exame é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

A participação na prova é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010