Enem será totalmente digital até 2026

Primeira aplicação em computadores dá início ao ciclo de implementação do novo formato. Avanços pedagógicos e logísticos pautam a transição

Da aplicação em modelo-piloto à consolidação, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem pela frente cinco anos até se tornar totalmente digital. A partir da estreia das aplicações em computador, com o Enem 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inicia o ciclo de implementação gradual da versão digital do exame até 2026.

Nesse sentido, o objetivo do Inep é oferecer um exame pautado em avanços pedagógicos e logísticos. Entre as prioridades, durante a consolidação do formato, está o aprimoramento das questões das provas, utilizando novos recursos tecnológicos, como vídeos, infográficos e até a lógica de games. Com isso, o Inep estima um ganho no que se refere ao modo como os participantes serão avaliados.

A transformação logística é outro pilar da nova versão. As impressões de milhões de provas darão lugar à velocidade praticamente instantânea da internet, o que contribuirá para que as provas cheguem para correção com mais rapidez, proporcionando divulgações mais ágeis dos resultados. No caso da versão impressa, são mais de dois meses para impressão e transporte.

Expansão – Com a realização do exame por computador, o Inep espera aplicar o Enem em mais municípios, gerando mais oportunidades aos brasileiros. Os avanços relativos à dinâmica e à frequência de aplicação também pautam a implementação gradual, com a possibilidade da realização de diversas provas ao longo do ano, inclusive por agendamento. O novo modelo também é uma forma de incentivar as escolas a implementarem plataformas digitais para os alunos, além de estimular iniciativas de introdução dos estudantes à cultura digital, por parte das redes de ensino.  

Enem 2020 – O Inep iniciou o processo de transformação do Enem no último domingo, 31 de janeiro, com o primeiro dia de aplicação do Enem 2020 Digital. Pela primeira vez, os participantes realizaram provas digitais, em 104 cidades brasileiras. Mais de mil instituições fazem parte da rede de postos aplicadores do exame, que conta com estrutura de mais de 4 mil laboratórios. O segundo dia de aplicação será neste domingo, dia 7 de fevereiro. Nesta edição, a inscrição foi opcional. Com isso, os participantes puderam optar entre o modelo digital, para o qual o Inep ofereceu mais de 100 mil vagas, e a prova em papel.  

Enem – Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Além do Enem Digital, o Inep aplicou o Enem 2020 impresso em 17 e 24 de janeiro.

Saiba mais sobre o Enem

 

Assessoria de Comunicação Social do Inep

Foto: Inep

Fonte: Inep