Enfermagem Unoeste ajuda na vacinação de idosos contra a Covid

Primeira dose da vacina foi aplicada em cerca de 500 pessoas residentes nas Instituições de Longa Permanência de Presidente Prudente

Em parceria com a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) de Presidente Prudente, o curso de Enfermagem da Unoeste disponibilizou seus docentes para colaborarem na força tarefa da vacinação contra a Covid-19 para cerca de 500 pessoas entre idosos e funcionários que residem em Instituições de Longa Permanência da cidade. A ação teve início na segunda-feira (1º), com a primeira dose da vacina, e deve se estender conforme for evoluindo as etapas do Plano SP.

De acordo com a coordenadora da graduação, Dra. Larissa Sapucaia, nesta primeira etapa foram vacinados cerca de 300 idosos e 200 funcionários. Ela conta que a ideia é que em breve seja montada uma sala de vacina no Ambulatório Médico da Unoeste “Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”, localizado ao lado do Hospital Regional de Presidente Prudente, com o intuito de contribuir na vacinação dos profissionais de saúde. “Esta etapa da vacinação nas Instituições de Longa Permanência foi muito emocionante. Ver a alegria dos idosos ao receber a vacina foi muito bacana”, salienta.

Emoção esta que a enfermeira Juliana Santos, proprietária e responsável técnica do Residencial para Idosos Santo Amparo, pôde confirmar. Ela revela que vê com muito bons olhos a participação da universidade nesta ação da vacinação contra a Covid-19. “São profissionais tão qualificados que o resultado não poderia ter sido outro se não o mais satisfatório possível. Ficamos muito felizes com o atendimento, pois os professores foram muito carinhosos com os idosos que aguardavam ansiosamente pela vacina. A visita trouxe muita esperança e felicidade a todos”, conta.

A proprietária e também enfermeira da Casa de Repouso Oliveira, Daniele de Oliveira Silva, concorda com Juliana e diz que o trabalho dentro da instituição foi bastante ágil, prezando pela segurança de todos os envolvidos. “Essa parceria da Unoeste com a VEM é de extrema importância. Primeiro porque uma universidade tão renomada estar envolvida nesta ação nos deixa tranquilos. Depois, pelo fato de os profissionais se mostrarem dispostos a ajudar com suas experiências”, argumenta.

A segunda dose da vacina para os residentes das Instituições de Longa Permanência deve ser aplicada no próximo dia 22 de fevereiro.

Foto: Cedida

Fonte: Unoeste