Ensino superior: abertas as inscrições para bolsas de programa húngaro

Serão oferecidas 250 bolsas para estudantes brasileiros para o ano letivo 2021/2022

Serão oferecidas 250 bolsas para estudantes brasileiros para o ano letivo 2021/2022

Foram abertas as inscrições para o programa Stipendium Hungaricum (SH) que irá oferecer 250 bolsas para estudantes brasileiros para o ano letivo 2021/2022, como resultado de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Comércio Exterior da Hungria. O período de inscrições foi iniciado em 16 de novembro de 2020 e se encerra em 15 de janeiro de 2021. As inscrições poderão ser realizadas no site do programa, para os cursos que começam em setembro de 2021, e mais informações também podem ser obtidas no edital.

Ao todo serão ofertadas 750 bolsas, por meio do acordo de cooperação técnica no período de 2020 a 2022, para estudantes brasileiros.  O programa é coordenado pela Fundação Tempus e conta com mais de 60 países parceiros em todo o mundo. As bolsas contemplam cursos de graduação, mestrado, doutorado, cursos preparatórios em húngaro e cursos de especialização. As áreas acadêmicas de destaque são as ciências naturais e agrárias, além de cursos de engenharia, incluindo estudos nucleares.

Bolsas

O programa SH prevê a isenção de taxas universitárias, auxílio mensal de 390 a 500 euros para alunos de doutorado e de 120 euros para alunos de graduação e mestrado, durante o período de estudos. As bolsas, também, incluem alojamento gratuito ou uma ajuda de custo para acomodação no valor de 110 euros.

Os selecionados ainda têm direito a seguro médico no sistema público de saúde da Hungria e, também, recebem uma carteira de estudante que dá direito a descontos no transporte público, museus e eventos. A legislação húngara permite 24 horas semanais de trabalho para quem possuir permissão de residência como estudante no país.

Requisitos e candidatura

Para candidatar-se o aluno deverá ter 18 anos completos até o dia 31 de agosto do ano em que for iniciar seus estudos na Hungria. Também, é necessário apresentar um certificado de proficiência em língua inglesa, pelo menos de nível intermediário, emitido por qualquer instituição de idiomas.

Os interessados terão a oportunidade de escolher entre as opções de uma lista de quase 30 instituições de ensino húngaras e mais de 450 cursos em inglês, nas mais variadas áreas. Há, ainda, a possibilidade de estudar em outras línguas, como alemão ou francês, ou até mesmo em húngaro. A lista completa de cursos acessíveis para os estudantes de cada país parceiro irá constar nos editais e pode ter variações de um ano para o outro.

Assessoria de Comunicação Social com informações da Assessoria Internacional do MEC.

Fonte: MEC