Equipe de Arquitetura da UPM vence Concurso Internacional de projetos em aço

A equipe da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), formada pelos estudantes Marcelo Marçal e Rafael do Nascimento e pelos professores Cesar Shundi e Sasquia Obata, foi a vencedora da 14ª edição do Concurso Internacional de projetos em aço para estudantes de arquitetura, organizado pela Associação Latino-Americana do Aço (ALACERO). 

A equipe mackenzista já havia vencido a etapa nacional, no âmbito do 14º Concurso Nacional da CBCA (Companhia Brasileira de Construção em Aço) e, por isso, foi escolhida para representar o Brasil na fase internacional.

O tema do Concurso integra um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU proposto para o ano de 2030, ODS 03, saúde e bem-estar. As equipes participantes desenvolveram propostas aplicando o aço como material e técnica principal,  contribuindo para o objetivo partir da análise e investigação dos problemas de uma comunidade, passando por problemas individuais e coletivos.

A equipe da UPM apresentou um projeto localizado na cidade do Guarujá, em São Paulo, antiga vila de pescadores no litoral que dá acesso ao porto de Santos. O trabalho, chamado de Estação Uçaúna, propõe a construção de uma edificação voltada para investigações biológicas de aplicação à saúde com um conjunto de programas que permite ao mesmo tempo o seu uso público. Por ser uma área de preservação, o edifício está implantado sobre a água, apoiando-se nela como um cais e dando novo caráter à pequena cidade.

Fonte: MACKENZIE