Escola de negócios da Universidade La Salle reúne autoridades mundiais para debater o futuro da educação

José Miguel Piquet e Josep Maria Ribes Bonet ambos da Universidade Ramon Lull foram os palestrantes no encontro virtual

Com o tema “Educação Corporativa e Desenvolvimento de pessoas no contexto pós pandemia: tendências e desafios”, a Escola de Negócios da Universidade La Salle, a Business School, reuniu o seu Conselho Estratégico para a 8ª edição do encontro anual. Os dois convidados para Reunião fazem parte de uma parceria de colaboração internacional desenvolvida há muitos anos com a La Salle Technova de Faculdade de Engenharia e Arquitetura pertencente à Universidade Ramon Lull, em Barcelona, na Espanha.

O Prof. Dr. Josep Miquel Piqué é Engenheiro de Telecomunicações pela La Salle / UPC, referência no desenvolvimento da Economia e da Sociedade do Conhecimento, é considerado uma referência mundial e ajudou a região de Barcelona no a se tornar uma referência no desenvolvimento de TI e inovação com um programa que revitalizou 200 hectares.

Atualmente também desenvolve como consultor especialista do Pacto Alegre que é uma articulação de universidades, empresas, sociedade civil e prefeitura de Porto Alegre para estimular o empreendedorismo colaborativo e construir projetos de futuro para a cidade. Como Diretor de Internacionalização e Inovação da La Salle Technova de Barcelona é um grande parceiro da Universidade La Salle, Canoas na área da inovação onde colabora em projetos como o EduEmprèn Brasil, projeto implementado pela Rede La Salle, Brasil – Chile inspirado no modelo EduEmprèn pela Rede La Salle da Catalunha. O EduEmprèn Brasil tem como objetivo levar noções de empreendedorismo social a alunos da educação básica e que chega a sua terceira edição aqui na Universidade La Salle em 2020.

O Prof. Ms. Josep Maria Ribes é Engenheiro Técnico de Telecomunicações, Diretor de Sistemas de Gestão e Informação – CEO da Faculdade La Salle de Engenharia e Arquitetura da Universidade Ramon Lull. Possui vasta experiência em finanças e controladoria e leciona em La Salle, Barcelona a mais de 15 anos em disciplinas da área de tecnologia e gestão. Os dois professores abordaram o tema Smart Learning, novas formas de ensino híbrido de aprendizagem, que a La Salle Campus Barcelona lançou recentemente.

É uma forma de ensino mais personalizada, flexível, inteligente e interativa. Um formato que se adapta à nova realidade para uma experiência educacional de qualidade independentemente da sua situação e onde quer que se esteja.O modelo de Smart Learning de La Salle Barcelona acontece no Smart Campus, um projeto baseado em novas tecnologias que adapta as salas de aula, laboratórios e áreas comuns do Campus às novas demandas em termos de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

O Professor José Miguel Piquet falou sobre um mundo pós Covid, um desafio que passa pelo social e pelas tecnologias para dar soluções disruptivas. “Uma transformação digital tem múltiplas soluções de problemas e absorve desde a capacitação das organizações e experiências do consumidor”, afirmou. Piquet também abordou a relação dos trabalhadores, professores e do mundo analógico, sustentando que nada se livra do mundo digital. “A digitalização nos permite um melhor produto e relações. O Covid não é somente um efeito da saúde, mas das formas de nos relacionar e trabalhar. Alguns setores não foram afetados como e-commerce, telefonia, tecnologia. Esses segmentos estão crescendo. O Futuro não é plano e por estes setores digitais vamos poder viver melhor”.

A educação precisa se transformar

O palestrante Josep Maria Ribes Bonet apresentou um rápido vídeo sobre o Smart Learning, modelo de ensino que está sendo apresentado aos alunos nos próximos semestres da Universidade La Salle Ramon Lull, em Barcelona. O professor enfatizou a importância da digitalização na experiência educativa e ao mesmo tempo o de conservar a essência. Disse que as duas formas de ensino, tradicional e híbrida, apresentam desafios e que a busca é proporcionar como experiência única aquele aluno a distância e aqueles que estão em aula presencial tendo como objetivo claro, o aluno.

Uma experiência de digitalização que seja única e coletiva, mas com atitudes individuais. “A educação precisa se transformar! Com a digitalização da experiência educativa existe a possibilidade de oferecer mais, alunos e campus interligados, experiências internacionais, como esta que estamos vivenciando. A tecnologia como ferramenta na educação e na comunicação. Tudo isto, quando entendermos esta crise como uma oportunidade.Uma Vez passada o Covid podemos transformar esta oportunidade, o Campus de Barcelona inicia dia 14 de setembro esta oportunidade.Na falta de tecnologia o grande desafio é a inovação”, enfatizou.

Formar profissionais com valores e habilidades técnicas

A abertura do encontro foi feita pelo Reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, que destacou a necessidade de formar profissionais com valores e habilidades além da técnica. ”São as chamadas soft skills,aquelas competências que lidam com a relação e interação com outros. Como resiliência, empatia, colaboração e comunicação são todas habilidades baseadas na inteligência emocional.

A universidade La Salle se preocupa em desenvolver as competências próprias da nossa profissão, mas também essas competências que nós chamamos transcendentes”, destacou O Diretor da La Salle Business School, Prof. Me. Márcio Michel apresentou um vídeo sobre a nova Escola de Saúde La Salle|Santa Casa e destacou a importância de desenvolver gestores especialistas: “Eles vão ter impacto na sociedade em que atuam, por isso, temos essa duas entregas que é a La Salle Business School e a Escola de saúde. Nós temos que ser resilientes e é o que estamos sendo”, afirmou Michel.

O novo integrante do Conselho Estratégico, o diretor médico da Santa Casa, Dr. Antonio Nocchi Kalil participou da reunião e em seu discurso disse apesar da transformação digital, a saúde ficou um pouco atrás de outras áreas. “É muito importante para o médico e a aplicação da educação no dia a dia. Quero registrar muito o papel do Prof. Marcio porquê lançamos a Escola de Saúde, que traz um pouco de tudo isso que Piquet falou. Uma questão híbrida, que será muito importante porque,ainda, a transformação da saúde tem sido mais lenta. Temos muita dificuldade ainda em empregar isso no dia a dia. No início do coronavírus, a gente tentou ajudar os pacientes com a telemedicina , graças a um projeto de lei, que antes já era empregada em outros países”.

Sobre a Escola de Negócios da La Salle

A La Salle Business School foi criada em 2011, com o objetivo de ser referência em ensino, proporcionar vivência empresarial em sala de aula e networking. As competências gerenciais técnicas e interpessoais são desenvolvidas visando à formação de líderes em diversas áreas e, por ano, aproximadamente 1.000 alunos são capacitados e desenvolvidos.

Conectada com a realidade do mundo de negócios a La Salle Business School atua buscando projeção nos cenários nacional e internacional, com representatividade junto às instituições públicas e privadas. Sua gestão conta com um Conselho Estratégico, com caráter consultivo, cuja função é analisar e refletir sobre os diversos cenários relacionados com o mundo dos negócios, bem como apreciar e propor atividades relacionadas aos objetivos da Escola de Negócios.

O Conselho Estratégico é presidido pelo Reitor da Universidade La Salle em conjunto com o Diretor da La Salle Business School, contando com a participação de representantes da Universidade, de entidades de classe, associações, sociedades, instituições públicas e privadas, nomeados pelo Reitor.

Imagem: reprodução site La Salle

Fonte: Universidade La Salle