Aos 21 anos, Caio Teles, estudante do quarto semestre do curso de Ciências Econômicas da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, conquistou o Prêmio Ceará Global – 2021. Sua participação na última edição do projeto, que aconteceu entre os dias 14 e 15 de outubro, foi premiada durante o encontro.

Para a conquista, Caio precisou acompanhar o evento de forma integral e preencher um formulário com palavras-chave que apareceram aleatoriamente ao longo da transmissão. “O processo foi muito bacana, pois além de ter tido a oportunidade de assistir a várias palestras com grandes nomes do cenário econômico cearense e internacional, discutindo sobre tópicos muito importantes e atuais sobre a economia do Ceará, tive a oportunidade de concorrer a uma premiação sensacional”, afirma.

Caio é integrante do Ceará Global Redes desde 2021, onde atua na curadoria, tradução e postagem de notícias referentes a internacionalização do Ceará, tanto no site quanto nas redes sociais da iniciativa. Além disso, participa da execução de  tarefas referentes ao projeto e evento, o qual é realizado anualmente.

Caio Teles conquistou o prêmio por meio de sua participação no Ceará Global, em 2021 (Foto: Arquivo Pessoal)

Caio Teles conquistou o prêmio por meio de sua participação no Ceará Global, em 2021 (Foto: Arquivo Pessoal/Unifor/ Divulgação)

Oportunidade internacional
Com a conquista do Prêmio Ceará Global, o estudante foi contemplado com uma passagem aérea internacional. O benefício será utilizado como ajuda de custo na aplicação do Programa de Dupla Titulação da Unifor. A partir da iniciativa, Caio vai estudar por um ano no Deggendorf Institute of Technology, na Alemanha, e ter a possibilidade de obter dois títulos de graduação. Sua partida para este novo ciclo está marcada para o final do mês de fevereiro.

Segundo ele, esta será uma das vivências mais profundas da sua trajetória pessoal e profissional: “Minhas expectativas são as melhores possíveis. Além da oportunidade de viver uma experiência acadêmica internacional, com diversos desafios e possibilidades para aprimoramento pessoal e profissional, terei a chance de finalizar duas graduações no período de uma, fatores que serão fundamentais para abrir diversas portas em minha vida e carreira profissional. Por fim, ainda poderei realizar um grande sonho, que é o de conhecer o continente europeu”.

O aluno também reforça a importância do ensino na Universidade de Fortaleza para a expansão de seus conhecimentos mundo afora. “Além da ótima estrutura e do excelente corpo docente, a Unifor oferece diversas possibilidades, tanto dentro quanto fora da universidade. Todo esse conjunto ofertado permite que saiamos muito bem qualificados para atuarmos no mercado de trabalho, tendo vivenciado experiências únicas e muito construtivas”, pontua Caio.

Sobre o Ceará Global 
Ceará Global é uma iniciativa promovida pela Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro (CS COMEX & IE), vinculada a 25 entidades públicas e privadas que atuam pela internacionalização da economia no Ceará, como a Universidade de Fortaleza. Fundado em 2016, se consolidou como um importante espaço para o debate sobre comércio exterior e realiza anualmente o maior evento voltado para a internacionalização do estado.